Tropa de Choque é chamada para permitir entrada de detentos em presídio

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Agentes penitenciários estão em greve desde o dia 10 deste mês e têm tentando impedir a transferência de presos

A Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada para negociar com agentes penitenciários em greve a entrada de cerca de cem presos no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Belém, zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira. Só depois da chegada do Choque, os grevistas permitiram a entrada dos presos. 

Futura Press
Tropa de Choque é chamada para permitir entrada de detentos em presídio

Segundo a PM, a Tropa de Choque foi chamada por volta das 12h porque os agentes penitenciários impediram, nesta manhã, que a Polícia Civil entrasse com os detentos, que estavam sendo transferidos do 2º DP (Bom Retiro) para o CDP.  Por volta das 10h, quatro caminhões com os presos, escoltados pela Polícia Civil, chegaram a retornar ao 2ºDP devido a manifestação dos agentes. 

Leia também:

Força Tática da PM tira agentes penitenciários de CDP 'no braço' em Hortolândia

Greve de agentes penitenciários lota delegacias de São Paulo

De acordo com funcionários do CDP, os agentes entregaram as chaves das celas e a recepção dos presos está sendo feita pela direção do presídio. 

Os agentes penitenciários estão em greve desde o dia 10 deste mês. Com isso, as transferências foram suspensas, o que provocou a superlotação desses distritos. A capacidade do 2º DP, por exemplo, é 35 detentos, mas atualmente abriga aproximadamente 140. 

Futura Press
Agentes penitenciários estão em greve desde o dia 10 deste mês e têm tentando impedir a transferência de presos

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informa que o governo paulista “mantém a disposição de negociar com as entidades representantes dos agentes penitenciários e espera responsabilidade dos líderes do movimento na manutenção dos serviços essenciais determinados por lei”. A nota lembra que “o juiz Sérgio Serrano Nunes Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou que ficam proibidas quaisquer medidas que impeçam o transporte de detentos para audiências e julgamento e a transferência de presos entre unidades.

Leia tudo sobre: IGSPgreveAgentes penitenciáriosTropa de choque

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas