Nível do Sistema Cantareira volta a cair

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Represas do sistema precisam receber três vezes mais chuvas para que o risco de desabastecimento seja afastado

O nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta segunda-feira (3) e está em 16,4% da capacidade, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Os reservatórios que compõem o sistema começaram março em alta e16,6% da capacidade total. Foi a primeira alta no nível desde dezembro. No domingo (2), o nível do sistema caiu para 16,5%.]

Nível do Sistema Cantareira sobe pela primeira vez desde dezembro do ano passado

O Sistema Cantareira abastece cerca de 10 milhões de pessoas de parte da capital e outros municípios da Grande São Paulo.

O acumulado de chuvas neste mês chegou a 39,3 mm e a média histórica é de 184,4. Em fevereiro, choveu apenas 73 mmm, bem abaixo da média histórica, de 202,6 mm.

Sistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia StavisSistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas. Foto: Patricia Stavis

Para que o volume de água armazenada atinja níveis minimamente aceitáveis, é preciso que a cabeceira do sistema receba pelo menos três vezes mais chuvas do que o normal, segundo estudo realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O estudo leva em conta a necessidade de consumo durante os meses de estiagem seca, que têm início em maio e terminam em setembro.


Leia tudo sobre: cantareiraáguaracionamento

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas