Mesmo com chuva, Cantareira atinge novamente menor nível de água da história

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Precipitação fraca registrada no fim de semana não foi suficiente para melhorar níveis dos reservatórios paulistas

Apesar de ter chovido em alguns pontos da Grande São Paulo neste domingo (09), os reservatórios do Sistema Cantareira chegaram nesta segunda-feira (10) ao menor nível já registrado: 19,6%. Nos últimos dois dias, o sistema recebeu 1,7 mm de chuva, quase tudo o que choveu neste mês no local, mas foi insuficiente para diminuir o problema.

Divulgação/Sabesp
O sistema Cantareira, na Grande São Paulo

O nível de água já tinha chegado a um patamar recorde no último fim de semana, quando o reservatório registrou volume armazenado de 19,8%. Isso porque este é o terceiro verão consecutivo com chuvas menores do que o esperado. Para se ter uma ideia, em 2011, nesta mesma época do ano, o nível era de 94,3%; em 2012 era de 74,8% e em 2013, 52,3%.

A redução da capacidade pode afetar os moradores da região metropolitana de São Paulo, já que o sistema responde por quase 50% do abastecimento dessas cidades.

Sem chuvas, Sabesp faz alerta para falta de água em São Paulo

Em janeiro: Sistema que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos

A estiagem pode também afetar os outros cinco sistemas que integram o complexo de abastecimento da Grande São Paulo. O volume de água verificado nesta segunda-feira no Sistema Alto do Tietê foi 41,6 %; no Alto Cotia, 57,1 %; no Guarapiranga, 63,0 %; no Rio Grande, 89,6 %; e no Rio Claro, 92,4 %.

Apesar da situação crítica na Cantareira, a Sabesp ainda descarta a possibilidade de racionamento. A companhia pede para que a população economize água, adotando medidas como tomar banhos mais curtos, usar vassoura em vez de mangueira para limpar quintais e calçadas, acumular as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Como incentivo, quem reduzir o consumo de água em 20% receberá desconto de 30% na conta. O volume de água utilizado será comparado com a média do usuário nos últimos 12 meses. 

Leia tudo sobre: cantareirafalta d'águasão pauloigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas