Com 'véi', 'meo' e 'rolezinho', prefeitura de SP lança dicionário de paulistanês

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Bem-humorado guia virtual conta com imagens, traduções em inglês e áudio para auxiliar turistas

Caldeirão cultural criado pela mistura de tantos sotaques e influenciado por diferentes etnias, religiões e costumes, a cidade de São Paulo tem caracteristicas próprias. E para quem quiser começar a entender um pouco mais do que e com é falado na capital paulista, a SPTuris, empresa municipal de turismo, lançou o dicionário de paulistanês.

Veja as últimas notícias de São Paulo

Bem-humorado e com a possibilidade de se ouvir a pronúncia dos termos, o dicionário pode ser consultado online. São mais de 150 palavras típicas da fala do paulistano, acompanhadas de foto e com tradução em inglês. 

Reprodução
Site tem mais de 150 gírias usadas por quem mora na capital paulista

A maioria dos vocabulários do paulistano é proveniente da diversidade cultural e de costumes encontrados na cidade. Há influência dos quatro cantos do Brasil e de línguas estrangeiras como "boy magia", "long" e "bróder".

Traduções

De acordo com a SPTrans, assim como em outras cidades brasileiras a "carne seca" é chamada de "charque" ou "jabá", em São Paulo é possível aprender o significado de palavras como "sinal", que vira "farol" para indicar a sinalização de trânsito, o "meio-fio" ou também "guia" da calçada, e o "totó", clássico jogo de futebol de mesa apelidado de "pebolim" em paulistanês, entre muitas outras.

Conheça abaixo números da gigante São Paulo:

A capital paulista tem 5.445.562 carros e 995.112 motos. Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura PressCerca de 147.072 caminhões compõem a frota de São Paulo. Foto: CARLOS PUPO/AEA cidade tem 34 mil táxis. Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura PressA frota de ônibus municipais paulistanos é composta por 15 mil coletivos. Foto: PETER LEONE/FUTURA PRESSO metrô de São Paulo é formado por 5 linhas e 64 estações. Foto: Evaldo Fortunato/Futura PressNo ramo gastronômico, São Paulo possui 15 mil restaurantes e 20 mil bares. Foto: Nicole Fialdini/DivulgaçãoA cidade conta com 95 parques e áreas verdes.. Foto: São Paulo TurismoA cidade tem 164 teatros. Foto: Futura PressExistem cerca de 125 museus e 39 centros culturais em São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/SPTurisA cidade conta com 11.607 lojas em 53 shoppings centers. Foto: Google Street ViewAo todo, a capital paulista possui 146 bibliotecas. Foto: STOCKXPERT - 1.5.2009Na cidade há nove estádios de futebol e 631 centros de esportes e lazer. Foto: Divulgação

Na seção de de gastronomia, os curiosos poderão descobrir o que é comer um "bauru" em São Paulo. O público também vai conhecer o significado de "geladinho" (o chupe-chupe) e compreender o que é comer um "virado à paulista", uma "mistura" ou tomar um "pingado".

Leia também

Compare imagens atuais e do século passado de pontos históricos do centro de SP

Top 10: Veja quais são os dez prédios mais altos de São Paulo

Além de um glossário "paulistânico", há também algumas regras ortográficas e fonéticas em "Mania de Paulistano". Um exemplo é o fenômeno da supressão do "r" em verbos no infinitivo, como "eliminá" em vez de "eliminar", ou ainda expressões tradicionais com discordância verbal, como visto na célebre frase "Um chopps e dois pastel".

Os diferentes sotaques de São Paulo, como o italiano do bairro do Bixiga, o sírio-libanês da região da rua 25 de Março, o coreano do Bom Retiro ou o boliviano do Pari, entre outros, fazem parte do "Dialetos da Cidade". Conversas corriqueiras do dia a dia, que a princípio parecem complicadas de serem compreendidas por quem é de fora, são facilmente explicadas em "Traduções". 

Os interessados também podem contribuir e enviar sugestões de novas palavras, gírias e expressões para que o conteúdo do glossário seja colaborativo e o mais completo possível. Confira o dicionário no endereço cidadedesaopaulo.com/paulistanes.

Leia tudo sobre: são pauloigspdicionário de paulistanêsspturis

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas