Temperatura, registrada no Mirante de Santana, também foi a maior para um mês de fevereiro desde 1943

Fevereiro começou com muito calor na região sudeste e a cidade de São Paulo registrou temperatura máxima de 35,8º no mirante de Santana, neste sábado (1º). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, essa foi a temperatura mais alta do ano e a mais alta para um mês de fevereiro desde 1943. 

Conheça a home do Último Segundo
Mais: Sistema que abastece São Paulo atinge menor nível em 39 anos


Segundo Thomaz Garcia, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), a previsão de forte calor permanece pelo menos para os próximos dez dias.

“Temos uma massa de ar quente e seco sobre o sudeste e sul do Brasil. Pelo menos os primeiros dez dias de fevereiro ainda serão de muito calor e com chuvas irregulares em alguns pontos da cidade”.

Neste sábado, a umidade chegou a 14% na região do Campo Limpo, zona sul, considerado estado de alerta, segundo Garcia.

Amanhã, os termômetros devem oscilar entre 21º e máxima de 35º e a umidade relativa do ar deve continuar baixa. 

“Tem previsão de chuvas rápidas e isoladas. Mas o ar ainda vai ficar muito seco nos próximos dias, com umidade em torno de 30% ou abaixo desse valor”, disse Garcia.

Janeiro

A média de 31,9ºC de temperatura máxima registrada durante os 31 primeiros dias do ano coloca janeiro de 2014 como o mais quente deste 1943. Este valor está 4,5°C acima da média de máxima de referência para janeiro, que é de 27,3°C, e superou a média das temperaturas máximas de fevereiro de 1984, (31,8º) até então o mês mais quente já observado na cidade.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.