Veja como chegar nas festas de réveillon da Paulista e do Ibirapuera

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Pela primeira vez, o Parque Ibirapuera, na zona sul, será usado para a comemoração da chegada do Ano Novo

Os moradores da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo, que não quiserem enfrentar o trânsito para acompanhar a passagem de ano no litoral, terão duas opções de festa de Réveillon neste ano. Além da tradicional celebração na avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, pela primeira vez, será usado para a comemoração da chegada do Ano Novo.

Conheça a nova home do Último Segundo

Avenida Paulista recebe palco para a festa de Ano Novo

AE
Milhares de pessoas são esperadas na avenida Paulista

A expectativa é que o Réveillon do Parque Ibirapuera seja acompanhado por 5 mil pessoas. A festa terá início às 20h de terça-feira (31), e duração de cinco horas, com shows do DJ Neggo Billy, Claudio Zoli e Demônios da Garoa. O parque será fechado para a entrada de veículos às 18h (do dia 31) e, para pedestres, após o encerramento do show, previsto para a 1h da madrugada do dia 1° de janeiro. Durante a contagem regressiva haverá apresentação de uma fonte multimídia com projeções sobre a capital paulistana.

Na Paulista, a contagem regressiva para a virada do ano virá acompanhada de um show pirotécnico que consumirá 100 mil fogos de artifício e 6 mil bombas multicoloridas. Entre as 19h30 do dia 31 de dezembro de 2013 e às 2h30 do dia 1o de janeiro de 2014 milhares de pessoas são esperadas. O palco estará entre a rua Frei Caneca e a alameda Ministro Rocha Azevedo. Isso porque a festa ainda terá atrações como Sampa Crew, NXZero, Paulo Ricardo, Mauricio Gasperini, Supla, Marcelo Bonfá, Toquinho, Fernando e Sorocaba, Baile do Simonal e a escola de samba Mocidade Alegre.

Trânsito

Além da festa de Réveillon, a Paulista será palco da 89ª Corrida Internacional de São Silvestre na véspera do Ano Novo. A prova esportiva acontece às 6h50 desta terça (31), com largada e concentração no sentido Consolação, junto à Alameda Ministro Rocha Azevedo.

Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai montar operação especial de trânsito na região e bloqueios serão realizados já a partir das 16h00 do dia 30 de dezembro de 2013. A avenida Brigadeiro Luís Antônio, por exemplo,m não estará liberada para cruzar a avenida Paulista durante o Réveillon. Serão mantidas liberadas para cruzamento somente as ruas Bela Cintra, Augusta, Carlos Sampaio/Maria Figueiredo e Teixeira da Silva.

Na região do Ibirapuera, por questões de segurança dos usuários, poderão ser realizados bloqueios após as 20h00 na seguintes vias: avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Vila Mariana, entre a praça Armando Sales de Oliveira e o viaduto Marcondes Salgado, além dos acessos às avenidas Rubem Berta e Ibirapuera; avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Pinheiros, entre as ruas Marechal Maurício Cardoso e Abílio Soares; rua Abílio Soares, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral e Marechal Estênio de Albuquerque Lima.

Transporte público

Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irá prolongar e alterar a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na avenida Paulista. As estações das linhas 7-Rubi (Luz–Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes–Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), 10-Turquesa (Luz–Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz–Estudantes) e 12-Safira (Brás–Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º.

Após a 1h00, somente as estações Brás, Tatuapé, Corinthians Itaquera, Luz, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque. Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque de usuários.

Já os usuários do Metrô poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela até as 2h de quarta-feira (1º). Após esse horário, apenas as estações Paraíso, da Linha 1- Azul, Brigadeiro e Consolação, da Linha 2- Verde e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque.

Além disso, oito linhas de ônibus municipais estarão disponíveis para os paulistanos que que participarem da festa de Réveillon na Paulista. Por toda a cidade, outras 77 linhas estarão circulando durante a noite. Também em virtude das comemorações na Paulista, 25 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados na região da festa, em virtude dos bloqueios viários. Para ver a lista de linhas que vão operar durante o evento, acesso o site da SPTrans.

Leia tudo sobre: igspSão PauloRéveillonAno Novofesta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas