Grupo, que protagonizou os protestos de junho, distribuiu lembranças na praça da Sé e foi acompanhado pela polícia

Jovens mascarados e vestidos de preto, os chamados black blocs, distribuíram presentes nesta terça-feira (24) na praça da Sé para celebrar o Natal. O ato, chamado de Operação Velho Batuta, reuniu o grupo no centro da capital paulista. A polícia acompanhou a distribuição inusitada de lembranças.

Veja imagens da celebração do Natal no mundo e no Brasil

Os black blocs protagonizaram as manifestações de junho no Brasil e muitos jovens foram vistos atacando prédios públicos e agências bancárias sendo duramente repreendidos pela polícia. Surgida nos anos 1980 na Alemanha no âmbito dos movimentos de contra-cultura e em defesa dos squats, a tática de protesto black bloc originalmente pode ou não usar a violência.

Da década de 1990 em diante, a técnica black bloc se espalhou pelas cenas anarquistas, punk, anti-facistas e ecológicas. E ganhou força em mobilizações contra o neoliberalismo e o capitalismo, como na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1999, em Seattle, em 2001, em Roma, ou durante a reunião do G20 em Toronto, em 2010.

Recentemente, grupos black blocs atuaram em diferentes protestos contra os governos na Grécia, na Turquia, no Chile e no México.

Ato foi chamado de Operação Velho Batuta
Dario Oliveira/Futura Press
Ato foi chamado de Operação Velho Batuta

Com informações da BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.