Faixa exclusiva economiza 38 minutos por dia, diz prefeitura

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ganho geral foi de 1,9 milhões de horas por dia. A medição foi feita entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro.

Um estudo da prefeitura de São Paulo mostra que as faixas exclusivas de ônibus fazem com que o paulistano que utiliza o transporte público economize 38 minutos por dia. A informação foi dada pelo prefeito Fernando Haddad na manhã desta sexta-feira (20).

Conheça a home do Último Segundo

"Estamos devolvendo para o cidadão o que ele tem de mais precioso, que é o tempo", disse ele, em evento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo sobre o impacto das faixas no trânsito será apresentado pela Secretaria Municipal de Transportes.

A análise levou em consideração as velocidades médias praticadas nas faixas exclusivas, o tempo de deslocamento dos paulistanos dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas vias - antes e após a implantação das faixas. Para chegar a este número a CET analisou um universo de aproximadamente 3 milhões de usuários do transporte coletivo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas por dia. A medição foi feita entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro.

A região onde teve o maior número de faixas exclusivas instaladas foi a zona leste, com 117,9 km de vias exclusivas para o transporte público, o que representa 40,5% do total.

*Com AE

Leia tudo sobre: faixas exclusivassão pauloônibusigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas