Avião da Azul faz manobra de emergência para evitar colisão durante voo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Incidente ocorreu em uma área de responsabilidade do controle de tráfego aéreo de São Paulo

Um avião da empresa aérea Azul precisou realizar uma manobra de emergência na tarde desta quinta-feirta (19) para evitar uma colisão no ar com outra aeronave que seguina na mesma rota. A aeronave da Azul fazia o voo 5114, entre Campinas (SP) e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, quando teve que desviar de um outro avião que não teve a identidade divulgada.

Conheça a home do Último Segundo

Divulgação
Avião precisou fazer manobra de emergência

O incidente ocorreu em uma área de responsabilidade do controle de tráfego aéreo de São Paulo. Alertado pelo Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS), o piloto desceu bruscamente com a aeronave, em um procedimento semelhante a um mergulho, para perder altitude.

Outro caso: Avião da Azul sai da pista em aeroporto de Uberlândia, mas ninguém fica ferido

Saída de feriado: Aeroportos registram atraso em voos nesta sexta-feira

O equipamento, que se comunica com outros aviões, informa ao piloto os procedimentos para evitar uma colisão - numa aeronave, indica que o comandante suba e no outro, que desça. No acidente do avião da Gol com o Legacy, em setembro de 2006, o sistema estava desligado no jato da Embraer.

De acordo com nota da Azul, o voo 5114 "teve de desviar seu percurso durante o trajeto por conta de outra aeronave, que seguia em rota próxima". "A companhia esclarece que essa é uma ação preventiva e visa conferir a segurança de suas operações."

A Aeronáutica, responsável pelo controle do tráfego aéreo, anunciou que foi instaurada uma investigação "para apurar os fatores contribuintes e que os profissionais foram afastados, preventivamente, até a conclusão da investigação, conforme previsto em normas."

* Com informações da Agência Estado

Leia tudo sobre: GERAL

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas