Correção: Conheça o monotrilho e saiba como o transporte vai mudar São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

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Diferentemente do que foi publicado ontem (30), o monotrilho apresentado faz parte da Linha 15 - Prata. Abaixo, texto com as informações corrigidas

O governo do Estado de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (30) o trem que será usado na linha 15 - Prata do monotrilho. Projetado para ligar a estação Ipiranga até a estação Hospital Cidade Tiradentes, a linha deve começar a funcionar, em parte, já no ano que vem. O iG noticiou a apresentação de forma incorreta ontem.

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A linha 15 - Prata terá 18 estações e 25,8 quilômetros de vias elevadas. O primeiro trecho, da Vila Prudente ao Oratório, tem extensão de 2,9 quilômetros.

Alexandre Mantovani/Futura Press
Apresentação do monotrilho

O monotrilho também atravessará a zona sul da cidade pela Linha 17-Ouro. Serão 18 estações e 17,6 quilômetros de extensão, ligando a estação São Paulo-Morumbi ao Jabaquara. O primeiro trecho fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9 da CPTM. Serão 7,7 quilômetros de extensão e oito estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin-Paulista, Congonhas e Jardim Aeroporto.

Mais: Saiba como o monotrilho da linha 17 vai impactar áreas importantes

O monotrilho é um trem relativamente pequeno – menor que um metrô – e já opera em cidades dos EUA, Japão e vários outros países. Ele correrá sobre vigas de concreto a 15 metros do chão, mais ou menos a altura do terceiro andar de um prédio, suficiente para fazê-lo passar por cima das pontes que cruzam o trajeto. Os pilares que sustentam essas vigas ficarão, quase sempre, nos canteiros centrais das avenidas. Os vagões se movimentam com pneus de borracha sobre concreto, por isso, segundo o Metrô, são mais silenciosos que um trem comum – com rodas e trilhos de aço.

Veja projeção do monotrilho da linha 17 - Ouro:

Projeto prevê como deve ser monotrilho no cruzamento do rio Pinheiros. Foto: MetrôMonotrilho passará por cima da ponte do Shopping Morumbi. Foto: MetrôMonotrilho chegará ao Estádio do Morumbi, onde o trânsito é caótico em dias de jogos e shows. Foto: MetrôProjeção do monotrilho na av. João Jorge Saad, próximo ao Estádio do Morumbi. Foto: MetrôLinha passará perto do muro do Colégio Porto Seguro (à direita). Foto: MetrôMonotrilho também vai cruzar o Cemitério do Morumbi, numa área de passagem de visitantes. Foto: MetrôQuando passar próximo a prédios residenciais, o monotrilho terá os vidros escurecidos, afirma o Metrô. Foto: MetrôEstação final da Linha 17 Ouro, onde haverá integração com a futura Linha 4 Amarela do Metrô. Foto: MetrôO trem passa sobre a Av. Ver. José Diniz. Os pilares se apoiam em pórticos sobre o córrego. Foto: MetrôProjeto de estação. Entrada e saída acontecerão pelas laterais da avenida Verador José Diniz, por passarelas. Foto: Metrô


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