Falha no sistema de leitura do Bilhete Único prejudica usuários do Metrô

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Passageiros enfrentaram fila para acessar estações das linhas Azul, Vermelha e Lilás; segundo Metrô, problema foi provocado por uma atualização no sistema da SPTrans

Uma falha no sistema de leitura do Bilhete Único nas catracas do Metrô de São Paulo complicou a vida de quem precisava embarcar em estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás, a partir das 4h40h desta quinta-feira (24). De acordo com a empresa, a situação havia sido totalmente normalizada por volta das 8h40 . O problema afetou apenas o acesso às estações. As composições operam normalmente desde o início da manhã.

Conheça a nova home do Último Segundo

GERO/FUTURA PRESS
Filas na Estação Arthur Alvim, da Linha 3-Vermelha, do Metrô




Na Estação Arthur Alvim, da Linha 3-Vermelha, na zona leste da capital, a falha provocou enormes filas, que se estendiam pela passarela e ocupavam a calçada na entrada da estação. A situação começou a ser normalizada às 7h50.

De acordo com o Metrô, alguns tipos de cartão tiveram problema de leitura por conta de uma atualização do sistema da SPTrans. Procurada, a assessoria de imprensa da SPTrans informou que o caso era uma questão pontual do Metrô e que ainda estava avaliando o que causou o defeito. 

Para agilizar o acesso dos usuários, a empresa abriu as catracas para as pessoas que não estavam conseguindo validar o bilhete único. Alguns usuários relatam que seus bilhetes ficaram zerados.

No Twitter, passageiros usavam a hashtag #metrosp para trocar informações. Na estação Campo Limpo, da linha 5-Lilás, segundo usuários, as catracas foram liberadas. Na estação Capão Redondo, também na linha 5-Lilás, segundo usuários, houve tumulto na entrada. Na estação Tatuapé, havia filas, mas sem tumulto, e funcionários orientavam a movimentação dos usuários. Houve relatos de catraca liberada também na estação Jabaquara, da linha 1-Azul.

Às 9h, o Metrô fazia o levantamento de estações afetadas. De acordo com a companhia, a normalização na linha Lilás começou de forma gradativa a partir das 7h.

CPTM

Os usuários de trens da CPTM também sofreram com falhas esta manhã. Na Linha 10-Turquesa, um problema técnico aumentou o intervalo entre as composições no trecho entre as estaçoes Brás e Rio Grande da Serra e aumentou o tempo de percurso das viagens. De acordo com a CPTM, a falha prejudicou a circulação das 6h45 até as 7h05, quando a situação começou a ser normalizada. 


Leia tudo sobre: igsptransporte públicobilhete únicometrô

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas