Guia de viagens elege São Paulo a 9ª cidade mais feia do mundo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na lista – liderada pela Guatemala – há outras cidades em desenvolvimento, como Caracas, mas também regiões desenvolvidas, como Los Angeles e Detroit

Keiny Andrade/LatinContent Stringer/Contributor
"A natureza concentrou todos os esforços no Rio”, afirma o guia sobre a 8ª colocada. "São Paulo é excitante para jantar, mas não há dúvida de que é uma selva de concreto"

O guia americano de viagens U. City Guides elegeu São Paulo a nona cidade mais feia do mundo. Na lista – liderada pela Guatemala, capital da República da Guatelama – figuram outras regiões em desenvolvimento, como Caracas (Venezuela) e Cidade do México, mas também cidades desenvolvidas, como Los Angeles e Detroit.

“A natureza parece ter concentrado todos os seus esforços no Rio e esqueceu completamente outra grande metrópole do Brasil", diz o guia. "São Paulo pode ser uma das cidades mais excitantes do mundo para jantar ou fazer compras, mas não há dúvida de que se trata de uma grande selva de concreto.” Confira a lista completa:

Leia também: Manifestações culturais espontâneas transformam São Paulo

O guia não poupou criticas a líder da lista ao dizer que a Guatemala "parece mais uma favela do que a capital. A maioria dos edifícios está à beira de um colapso. Foto: JOHAN ORDONEZ/Stringer/gettyImagesPara o guia, a medalha de prata Cidade do México "é uma das mais perigosas": "E mesmo que fosse um refúgio seguro, não seria uma cidade convidativa por ser muito poluída". Foto: OMAR TORRES/AFP/GettyImagesAmman, capital da Jordânia, é a 3ª: O guia recomenda uma visita somente aos locais históricos: "A menos que você goste de ruas sujas, caóticas e prédios desmoronando". Foto: Jordan Adam Pretty/StaffSegundo o guia, a Venezuela é conhecida pelo sucesso em concursos de beleza, mas Caracas, sua capital, "não é bela": é cercada por favelas e falta planejamento ao centro. Foto: LEO RAMIREZ/AFP/Getty Images“Luanda, Angola, passa por um boom econômico”, afirma o guia sobre a 5ª colocada. "Vamos torcer para o novo desenvolvimento criar algo mais atraente do que vemos agora". Foto: Per-Anders Pettersson/Getty ImagesSexta colocada, Chisinay, capital da Moldávia, “é uma monstruosidade". Feita de edifícios “sujos” em decomposição. “Esperávamos mais de uma capital soviética.". Foto: Yoray Liberman/Getty Images"Houston, temos um problema: Você é feia", resume o guia sobre a 7ª colocada. “Há uma grande população sem-teto e um zoneamento urbano desregulamentado”. Foto: Bloomberg via Getty ImagesOitava colocada, Detroit foi descrita como uma cidade “feia esteticamente e em qualidade de vida”: “uma cidade suja, composta de tijolo, concreto e vidro.. Foto: Bill Pugliano/Stringer"A natureza concentrou todos os esforços no Rio”, afirma o guia sobre a 9ª colocada. "São Paulo é excitante para jantar, mas não há dúvida de que é uma selva de concreto". Foto: Keiny Andrade/LatinContent Stringer/ContributorSobre a 10ª colocada, o guia lembra do “fascínio de Hollywood” por Los Angeles “Não há desculpa para a falta de embelezamento ano após ano.". Foto: Bruce Bennett/Staff/gettyImages


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas