Avenida Paulista terá limite de velocidade reduzido para 50 km/h este mês

Por Agência Estado |

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Medida tenta aumentar segurança no trânsito; chance de sobrevivência em atropelamentos a 50 km/h supera 50%

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A velocidade máxima consentida para os veiculos na Avenida Paulista será reduzida de 60 km/h para 50 km/h nos próximos dias, de acordo com a Prefeitura. Na região central denominada Área 40, a máxima caiu para 40 km/h nesta segunda-feira (21). 

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A data exata da mudança na Avenida Paulista será definida na semana que vem. A medida é mais uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para reduzir a mortalidade do trânsito paulistano. 

Há um consenso entre técnicos de trânsito de que a alta velocidade dos veículos está diretamente ligada à fatalidade dos acidentes. Ao ser atropelado por um carro que está a 80 km/h, a chance de sobrevivência é de apenas 5%, de acordo com o diretor de Planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte. 

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"Para o motorista, entretanto, quase não há diferença na redução dos limites. Pegue a Avenida Paulista, por exemplo. Ela tem 2.600 metros. Se você fizer as contas, a 60 km/h, você vai cruzá-la em dois minutos e 40 segundos. A 50 km/h, será em três minutos, ou 20 segundos a mais. Isso não atrapalha a vida de ninguém", afirma. Sem contar que, a 50 km/h, ainda segundo Duarte, a chance de sobrevivência supera os 50%.

Na Paulista, nos primeiros dias, a redução da velocidade será apenas educativa: haverá placas e agentes orientando os motoristas, mas os marronzinhos não multarão. É o mesmo que aconteceu nesta segunda na Rótula Central, formada pelas Avenidas Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e pelos Viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina.

A CET diz que, nos próximos dias, deve começar a fiscalizar os veículos na Rótula Central usando radar-pistola, aparelhos portáteis que geralmente são empregados na fiscalização de motociclistas. Duarte, no entanto, afirma que a Prefeitura faz estudos para instalar lombadas eletrônicas nas vias que dão acesso à Rótula Central. "A ideia é facilitar ao máximo a convivência entre carros, motocicletas, bicicletas e pedestres nas ruas do centro", diz. 



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