PM que baleou criminoso em roubo de moto é condecorado em São Paulo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Oficial recebeu mais alta honraria da Polícia Militar, concedida aos que se destacam em atos de bravura

O policial militar que foi filmado baleando um bandido durante uma tentativa de roubo de moto na zona leste de São Paulo, no sábado (12), foi condecorado nesta sexta-feira (18). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o oficial recebeu a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o mais alto da honraria da Polícia Militar, concedido a policiais que se destacam em atos de bravura.

Conheça nova home do Último Segundo
Câmera de vítima de filma roubo de moto e PM baleando criminoso em SP

Assista ao vídeo:

O caso ganhou repercussão porque uma câmera acoplada no capacete da vítima, um motociclista, registrou tudo. Após a abordagem dos assaltantes, o vídeo mostra o momento em que o PM atira contra o criminoso, que ficou ferido e foi preso.

O policial estava saindo de serviço, em seu veículo particular, ainda fardado no momento da ação. A vítima, que seguia em uma moto de luxo, foi abordada no cruzamento das avenidas Dr. Assis Ribeiro e Gabriela Mistral. Um dos suspeitos conseguiu fugir.

Leia também:
"Comentários que pedem morte de assaltante são passíveis de punição"
Câmeras aumentam riscos para vítimas de assalto, diz especialista

O suspeito que aparece armado e que foi baleado pelo policial é Leonardo Escarante, de 18 anos. Ele recebeu dois disparos, um na região do abdômen e outro na perna, e foi encaminhado, na ocasião, ao pronto-socorro do Tatuapé.

Na avaliação do Comando da PM, as imagens mostram uma ação legítima, “praticada segundo o procedimento operacional padrão e a postura do oficial em seu horário de folga, pondo em risco a própria vida, demonstra profissionalismo e devoção à causa pública”.

Na mesma nota, a SSP ainda desmente a notícia de que o oficial havia sido afastado de suas funções e incluído no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM). De acordo com a pasta, o oficial ficará fora por alguns dias, pois precisa realizar uma cirurgia que já estava marcada.

Leia tudo sobre: IGSProubo de motofilmadovídeoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas