Centro de São Paulo terá velocidade máxima de 40 km/h a partir de segunda-feira

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Medida apoiada por ciclistas reduz também velocidade na Paulista; não há prazo para começar aplicação de multas

Agência Estado

Reivindicação de ciclistas, a chamada Área 40 começará a funcionar na região central de São Paulo a partir de segunda-feira (21). Depois, poderá ser expandida para outras regiões da cidade, como Moema, na zona sul, e Pinheiros, na oeste. O mecanismo prevê que a velocidade dos veículos nunca ultrapasse 40 km/h onde estiver vigorando.

Conheça a nova home do Último Segundo

J. Duran Machfee/Futura Press
Velocidade máxima na Avenida Paulista também vai diminuir, de 60 km/h para 50 km/h

Trata-se de uma forma, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de buscar "a convivência pacífica e a redução de atropelamentos". Originalmente, o limite permitido era de 50 km/h nesses locais. Ainda não há prazo para o início da fiscalização e da aplicação de multas. Mas, de acordo com Tadeu Leite Duarte, diretor de Planejamento da CET, ela poderá ser feita com radares pistola.

Todos os veículos estarão sujeitos às multas, caso excedam a velocidade. "Até os ciclistas. Se eles passarem a mais de 47 km/h, que é o que diz o código, eu não vou ter uma placa para autuá-los, mas posso medir e pará-los para comunicá-los que estão andando em velocidade incompatível", diz Leite Duarte.

Leia também:

Em 4 anos, velocidade caiu 10% em São Paulo no pico da tarde
Trânsito piorou em todos os horários no ano passado em SP
"Vamos aumentar a velocidade do ônibus e diminuir a do carro", diz Tatto

A Área 40, ou Área de Velocidade Reduzida, funcionará internamente à Rótula Central, espaço de 1,6 km2 no centro, delimitado por avenidas como Mercúrio, Ipiranga, São Luís e Rangel Pestana e pelos Viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina. Já a velocidade nas vias que compõem o perímetro da Rótula ficou em 50 km/h.

A Prefeitura também vai diminuir a velocidade máxima na Avenida Paulista. O limite permitido será de 50 km/h, não mais 60 km/h.

Leia tudo sobre: igsptrânsitosão paulomultasvelocidade máximaavenida paulistaciclistas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas