PCC é uma realidade a ser enfrentada, diz secretário de Segurança Pública de SP

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministério pediu a prisão de 175 integrantes do PCC e a transferência de 35 presos para o RDD

Agência Estado

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, afirmou que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma "realidade que tem de ser enfrentada". "É o que nós estamos fazendo para garantir a normalidade (na área segurança pública)", afirmou nesta segunda-feira (14), após se reunir com o governador Geraldo Alckmin e com a cúpula de segurança do Estado.

Conheça nova home do Último Segundo

Ao final do encontro, Alckmin afirmou que apoia a transferência dos líderes do PCC para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Segundo Alckmin, as denúncias de que advogados e familiares servem de mensageiros a líderes da facção que estão presos não impedem automaticamente as visitas aos presos.

"As visitas estão previstas em lei. Para esses casos existe justamente o RDD", disse, ressaltando que é preciso ter autorização judicial. "Sem autorização da justiça, o preso não pode ser colocado no RDD. Nós fizemos as prisões de segurança máxima justamente para que os líderes de facções criminosas tenham isolamento", reforçou.

Mais: Alckmin anuncia grupo especial para investigar denúncias sobre PCC

As transferências de líderes do PCC costumam ter represálias da facção. Após investigação, o Ministério Público Estadual pediu a prisão de 175 integrantes do PCC e a transferência de 35 presos para o RDD. A medida foi parcialmente negada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella, afirmou que respeita a decisão judicial, mas que o Estado já recorreu. "Nutrimos a esperança de que o tribunal possa rever e decretar as preventivas e o RDD." Grella deve receber oficialmente nesta terça-feira (15), os documentos completos da investigação do MPE.

Leia tudo sobre: pccsegurançaigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas