Subprefeitura de Parelheiros, que conta com mais de 50% das áreas verdes da capital, lidera com folga o ranking

A população de São Paulo sabe da importância e necessidade de ter áreas verdes em seu território. Esses espaços urbanos não construídos onde predominam as árvores fornecem benefícios ambientais, sócio-culturais e até econômicos a uma cidade. Na capital paulista não há um levantamento oficial dos bairros com mais áreas verdes, mas há um estudo de 2011 que revela as subprefeituras com maior taxa de áreas verdes - excluindo áreas particulares - por habitante. Confira abaixo a relação dos 10 mais da cidade:

Fonte: SVMA (Departamentos de Planejamento Ambiental e Parques e Áreas Verdes), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (projeção da população, a partir do CENSO/IBGE). - Elaboração: SVMA (Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente)

* Este indicador é obtido a partir da somatória das áreas verdes de propriedade pública, criadas e geridas pelo Poder Público Municipal e pelo Poder Público Estadual. Estão incluídos neste indicador todos os parques públicos urbanos municipais, parques estaduais urbanos, praças e todas as Unidades de Conservação de Proteção Integral definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, efetivamente implantadas na cidade. O índice proposto tem como objetivo a avaliação da distribuição das áreas verdes públicas na cidade, independente de sua função, ou seja, para uso de lazer e contemplação (parques urbanos e praças, com uso intensivo) ou para conservação de ecossistemas (uso restrito, para pesquisa). Indica o esforço do poder público em criar/ampliar espaços públicos de preservação de área verde, com implicação no clima do entorno/ região e na fruição pública. Fonte: O cálculo do indicador é feito pela SVMA, a partir de dados de SVMA (Departamentos de Planejamento Ambiental e Parques e Áreas Verdes), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (projeção da população, a partir do CENSO/IBGE). Deve ainda ser indicada a existência do Parque CEMUCAM, fora dos limites de SP, com área de 910.821,00 m² e localizado em Cotia. Também não foram computadas no índice final áreas já desapropriadas pelo município para a implantação de parques, bem como áreas verdes de grandes equipamentos públicos, como USP-Cidade Universitária, USP-Leste e cemitérios municipais.

Mais Top 10 :
Saiba quais são as árvores mais antigas de São Paulo

Veja quais são os dez bairros onde mais faltam vagas em creches em São Paulo
Saiba quais são os dez bairros com mais museus em São Paulo
Capital é só a 9ª cidade em área em São Paulo; veja a maiores
Saiba quais são os bairros que mais cresceram em SP
Os dez bairros mais secos de São Paulo
Veja quais são os dez bairros mais pobres de São Paulo
Veja quais são os dez bairros mais ricos de São Paulo
Conheça os dez maiores parques municipais de São Paulo
Veja onde são registrados mais roubos e furtos de veículos em SP
Veja os dez pontos turísticos mais visitados de SP
V
eja os dez bairros com as maiores concentrações de prédios em SP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.