Dia Mundial Sem Carro repete 'Praia na Paulista' e outros eventos neste domingo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Iniciativa que acontece neste domingo terá o trânsito de automóveis interrompido na região central de São Paulo

O Dia Mundial Sem Carro, que acontece neste domingo (22), muda a rotina dos transportes nas principais cidades do mundo. Em São Paulo, haverá alterações na região central e uma série de eventos na avenida Paulista.

Mais: Ibirapuera ficará fechado para carros neste domingo

Nelson Antoine/Fotoarena/AE
Manifestantes debatem o uso do centro urbano com ato "Praia na Paulista", no ano passado


Segundo informações da prefeitura, durante o domingo o trânsito na região central da cidade será interrompido das 7h às 17h. Neste período, não será permitida a entrada de carros na região da avenida Ipiranga, avenida São Luis, Viaduto Maria Paula, Praça Clóvis, avenida Mercúrio e avenida Senador Queiroz; da qual faz parte o Teatro Municipal. Os agentes de trânsito estarão orientando os motoristas. Os ônibus poderão circular normalmente. Veja aqui a programação na cidade.

A população da capital paulista ainda poderá participar de vários eventos que acontecerão na cidade. Na avenida Paulista será realizado um passeio ciclístico organizado pelo movimento Rede Nossa São Paulo, que irá da Praça do Ciclista até o Parque Villa Lobos, onde serão plantadas árvores. Após isso, o movimento ainda fará um piquenique no Parque da Água Branca. 

Na avenida Paulista ainda ocorrerá novamente o "Praia na Paulista". O intuito é levar o clima de praia para a avenida mais famosa da cidade. No convite, os organizadores pedem que os participantes levem "cadeira de praia, violão ou o que mais quiser para dar o clima de praia na praça do Ciclista".

Já na zona norte da capital, o Centro Cultural da Juventude também realizará uma palestra sobre como pedalar de maneira segura e depois também realizará um passeío ciclístico pela região com o apoio do coletivo Mão na Roda. Para participar da atividade é preciso ter uma bicicleta em boas condições de uso e todos os participantes ganharão água e kit lanche.

O dia

O Dia Mundial Sem Carro começou na França em 1997. No Brasil, a data foi instaurada em 2001, sendo que em São Paulo começou a ter eventos oficiais em 2005. A iniciativa tem a proposta de sensibilizar e mobilizar a população em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.

Leia tudo sobre: dia mundial sem carrosão pauloigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas