Velocidade máxima será reduzida na avenida Paulista, diz secretário

Por Agência Estado |

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Dirigente não informou qual deverá ser nova velocidade, nem quando ela será colocada em prática

Agência Estado

A velocidade máxima permitida na avenida Paulista vai cair. Hoje, o limite na via que corta a região central de São Paulo é de 60 km/h. Mas o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou nesta terça-feira (17), que pretende baixá-lo.

2011: Avenida Paulista tem velocidade reduzida a partir desta segunda

J. Duran Machfee/Futura Press
Avenida Paulista

A avenida Paulista já teve sua velocidade reduzida de 70 km/h para 60 km/h em julho de 2011. "Não é razoável uma avenida como a Paulista ter uma velocidade de 60 km/h, até porque os próprios cruzamentos não permitem isso", disse após participar da cerimônia do 5º Prêmio de Educação de Trânsito, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em Santa Cecília, no centro da capital.

O dirigente não informou, contudo, qual deverá ser a nova velocidade máxima autorizada na avenida, nem quando ela será colocada em prática. "Essa organização do trânsito e da velocidade, onde pode ser diminuída, é um estudo que estamos fazendo. E temos que fazê-lo com calma e cuidado para não cometer injustiça e também não reduzir a velocidade de forma desnecessária."

A política de redução de velocidade para os automóveis em grandes avenidas começou a ser praticada ainda na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). Centenas de quilômetros de vias como 23 de Maio, Radial Leste e Doutor Arnaldo tiveram seu limite permitido diminuído geralmente de 70 km/h para 60 km/h.

"Todos os estudos dizem que quanto mais você reduz a velocidade do carro, mais diminuem os acidentes. Isso está provado", disse Tatto, que também preside a CET.

Especialistas em segurança de trânsito aprovam essa alteração, que deixa o trânsito mais seguro não só para os ocupantes dos veículos, mas também para os pedestres e os ciclistas.

Este grupo, por sinal, é ferrenho defensor de reduções ainda maiores em vias secundárias de bairros. Nesses pontos, eles pedem que a velocidade caia para 40 km/h e até 30 km/h.

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