Cidade de São Paulo ganha mais 19,8 km de vias exclusivas de ônibus

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Entre as novidades está primeiro quilômetro de faixa próxima ao centro, projeto chamado de Rótula Central

Agência Estado

Um total de 19,8 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus passam a funcionar a partir desta segunda-feira (16) em São Paulo. O primeiro quilômetro de faixa circundando o centro - projeto conhecido como Rótula Central - está entre as novidades.

Leia também:
Mesmo com mais faixas exclusivas, ônibus perde passageiros em São Paulo
Mais: Prefeitura estuda implantação de "faixa solidária" na avenida 23 de Maio

Gabriela Bilo/Futura Press
CET instala faixa exclusiva para ônibus na manhã desta segunda-feira, avenida Ipiranga com avenida São Luiz, no centro de São Paulo

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa funcionará em 1 km da avenida Ipiranga, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, entre 6h e 14h. A faixa ficará entre a avenida São Luís e a Praça Alfredo Issa, em ambos os lados da via, na região central.

Mais 300 metros de faixa exclusiva serão instalados no corredor norte-sul, no sentido bairro da avenida Professor Ascendino Reis, entre a aAvenida Ibirapuera e a rua Ipê, na zona sul.

Na zona leste, a avenida Jacu-Pêssego, terá 6,2 km de faixa no trecho entre a avenida Ragueb Chohfi e a rua São Francisco do Piauí, na altura da Estação Dom Bosco da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A segregação para coletivos será feita de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

As avenidas Regente Feijó, Eduardo Cotching e João 23 terão faixas das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro, sempre de segunda a sexta-feira.

A avenida Sapopemba terá 4,4 km de faixa só para ônibus entre a praça Felisberto Fernandes da Silva (ao lado do Terminal São Mateus) e a avenida Frederico Martins da Costa Carvalho. A faixa ficará ativada das 6h às 9h no sentido centro e das 17h às 20h na direção inversa.

Na rua Capitão Pacheco e Chaves, a faixa terá 1,3 km e funcionará de segunda a sexta-feira, no sentido centro. No Ipiranga, na zona sul, o espaço para coletivos terá 1,3 km nas ruas Tabor e do Manifesto, sentido centro, das 6h às 9h.

Em Pinheiros, na zona oeste, a rua Paes Leme terá 300 metros de faixa das 6h às 20h. Aos sábados, o funcionamento será das 6h às 14h. Ainda não há previsão sobre o começo das multas nos locais. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas