Motoristas de vans escolares protestam e pedem reajuste em São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Manifestação durou quase 10 horas; diariamente, 71 mil crianças são atendidas pelo serviço gratuito

O protesto dos motoristas de transporte escolar municipal que interrompia o tráfego desde às 8h30 da  manhã desta quinta-feira (22) no Viaduto do Chá, em frente à prefeitura de São Paulo, no centro da capital, terminou por volta das 18h. Os donos de vans que prestam serviços para a prefeitura reclamam da defasagem do valor pago pela administração municipal.

Segundo Ione Rocha, integrante da comissão de negociação, houve um reajuste de cerca de 15% em maio, mas seriam necessários ao menos mais 50% para garantir a viabilidade financeira do transporte.

Ione reclamou pelo fato de a prefeitura não ter recebido hoje a comissão formada pelos motoristas. “Estamos há dez anos sem reajuste. É um descaso com a categoria”, disse.

Mais: Protesto contra Alckmin tem confusão e 18 presos em São Paulo

Futura Press
Motoristas foram vistos em vans com faixas nas avenidas da zona sul e norte de São Paulo

No início da tarde, a prefeitura divulgou balanço parcial feito pelas diretorias regionais de Educação. De acordo o levantamento, 178 das 1.983 peruas escolares deixaram de prestar o serviço. Os perueiros que pararam hoje são responsáveis pelo transporte de 3.560 estudantes. 

Em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura informou que concedeu reajuste médio de 15% em maio deste ano. O município disse ainda que mantém "intenso diálogo com as empresas, cooperativas e profissionais autônomos contratados para o Transporte Escolar Gratuito de estudantes" e que trabalha em uma proposta de reorganização do serviço já para 2014. Segundo informações da pasta, o TEG é responsável pelo transporte de cerca de 71 mil crianças diariamente.


Com Agência Estado e Agência Brasil

Leia tudo sobre: vans escolaresreajuste salarialprotestoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas