Novo trecho do Norte-Sul e avenida Indianópolis recebem faixas exclusivas

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Corredor recebeu a terceira etapa da Operação Dá Licença para o Ônibus. Exclusividade vale de segunda a sexta-feira

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) inaugurou nesta segunda-feira o novo trecho de faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul e pistas para o coletivo na avenida Indianópolis, em ambos os sentidos, entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta. 

Mais: Com novas faixas exclusivas, Corredor Norte-Sul tem lentidão em São Paulo

Futura Press
Avenida Washington Luís, na zona sul, é parte do terceiro trecho inaugurado do Corredor Norte-Sul


Já é a terceira etapa da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul. Dessa vez, o trecho está localizado na altura da rua Joaquim Nabuco, passando pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro até a avenida Senador Teotônio Vilela.

As novas faixas fazem parte da "Operação Dá Licença para o Ônibus" lançada há cerca de um mês pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade de São Paulo, reduzindo o tempo das viagens. Ao todo, mais de 60 quilômetros de faixas já foram instaladas.

Para fazer obras em SP, construtora terá de pagar por faixa exclusiva de ônibus

Com faixa exclusiva, ônibus ganha de carro por 30 minutos em SP

Os resultados da iniciativa já são visíveis: nesse período, a velocidade dos coletivos nos locais que receberam as novas faixas praticamente dobrou. Na semana passada por exemplo, o trajeto de 23 quilõmetros entre o Terminal Capelinha, no extremo sul da cidade, e a Praça da Sé, na região central, demorou 1h50 de carro e 1h20 de ônibus - uma economia de 30 minutos para quem usou os coletivos.

Horários

Segundo a CET, a exclusividade para o transporte coletivo na faixa da Indianópolis valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro. Ao todo a faixa terá 2,4 quilômetros de extensão.

No Corredor Norte-Sul, os horários da faixa exclusiva para ônibus são diferentes: valem de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Nessa terceira etapa de implantação da faixa foram utilizadas 141 placas de trânsito, 4.500 metros quadrados de pintura e 20 faixas de vinil relativas à adequação da sinalização horizontal.

Segundo a CET, transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 53,20. 

*com Agência Estado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas