Média do dia foi de 7ºC na capital paulista e a sensação térmica em alguns pontos da cidade não passou de 0ºC

Baixas temperaturas foram provocadas pela entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar
J. Duran Machfee/Futura Press
Baixas temperaturas foram provocadas pela entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar

A capital paulista registrou nesta quarta-feira (24) a menor temperatura máxima desde 1961, quando os termômetros não passaram dos 8,7ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), hoje também foi dia mais frio desde o início do inverno e de 2013, com termômetros na casa dos 4ºC na região de Parelheiros, extremo sul da cidade.

Frio bate novo recorde na madrugada desta quarta-feira em SP

A média do dia, segundo dados das estações meteorológicas do CGE, foi de 7ºC com taxa de umidade relativa do ar em torno de 90%. Com isso, a sensação térmica em alguns pontos da cidade oscila entre 0ºC e 1ºC.

Leia sobre o frio em todo o País:
RS enfrenta temperatura abaixo de zero

Frio segue intenso e mínima chega a -4,5°C em cidade do Paraná

As baixas temperaturas em São Paulo nos últimos dias foram provocadas pela entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar. "Esse sistema continua atuando nos próximos dias, inclusive com probabilidade de novos recordes”, explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

Nesta quinta-feira (25), por exemplo, o amanhecer deverá registrar mínima de 7ºC. Entretanto nos extremos este valor poderá ser bem menor. Além disso, ainda permanece a condição para chuvas intermitentes ao longo do dia. A temperatura máxima chega aos 13ºC e novamente teremos um dia gelado na capital paulista. Os ventos devem continuar soprando da região Sul, o que aumenta a sensação de frio.

Na sexta-feira (26) a cobertura de nuvens diminui e já não há previsão de chuvas. Entretanto, o frio permanece. Mínimas de 7ºC e haverá um discreto aumento da temperatura máxima, que pode chegar aos 16ºC.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.