Motoristas de ônibus encerram greve na zona leste de São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

De acordo com a SPTrans, veículos da viação Novo Horizonte voltaram a circular no fim da tarde desta quinta

Paralisação de funcionários da Viação Itaquera-Brasil, antiga Viação Novo Horizonte, que é responsável por 24 linhas de ônibus, afetou os usuários de ônibus da zona leste de São Paulo, durante quase toda quinta-feira (18). Os motoristas e cobradores pedem aumento e pagamento de hora extra. Eles só encerreram a greve por volta das 17h10, de acordo com a SPTrans. O consórcio responsável foi multado em pouco mais de R$ 17 mil.

Marcos Bezerra/Futura Press
Motoristas e cobradores da Viação Itaquera-Brasil fazem paralisação na zona leste de São Paulo

Mais cedo, a SPTrans acionou o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para atender os passageiros afetados pela greve.

Linhas do PAESE:
4339/10 - Cidade Tiradentes - Terminal Pq Dom Pedro II
3720/10 - Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé
3764/10 - Jd. Vila Carrão - Metrô Tatuapé
3790/10 - Barro Branco - Metrô Guilhermina/Esperança
3065/10 - Cidade Tiradentes - Terminal São Mateus
3539/10 - Cidade Tiradentes - Terminal Pq D.Pedro II

Os trabalhadores se reúniram em assembleia às 14h para decidir sobre a continuidade da greve. Segundo o sindicato dos motoristas, a empresa atrasou o pagamento de horas-extras e do vale-refeição e as cestas básicas não são entregues há dois meses. Além disso, o valor do convênio médico, descontado diretamente dos salários dos funcionários, não está sendo repassado.

O responsável pela empresa, Zilson Ferrari, confirma os atrasos e informou que não há previsão de quando os pagamentos serão efetuados. Ele alega, porém, que os valores repassados são insuficientes para cobrir todos os custos da empresa. “Recebo 35 mil reais por ônibus e, só para cobrir os custos, precisaria receber 36 mil reais. Tem empresas que ganham até 50 mil reais”, criticou.

*Com Agência Brasil

Leia tudo sobre: greveÔnibuszona lesteigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas