Espanhóis esperam que Jornada no Brasil seja mais acolhedora do que a de Madri

Por iG São Paulo - Beatriz Atihe | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Grupo de espanhóis que chegou ao Brasil nesta semana participa de eventos da semana missionária em São Paulo

Dezenas de paróquias pelo Brasil estão recebendo grupos de peregrinos de diversos países que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na próxima semana, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Paróquia Santa Teresinha, no bairro de Santana, recebeu, nesta segunda-feira (15), 110 espanhóis que vieram de paróquias de Madri.

Confira o especial do iG sobre a Jornada Mundial da Juventude
Mais: Veja como será o dia a dia do papa Francisco na JMJ 2013
Peregrinos estrangeiros começam a chegar ao Brasil para a JMJ

Beatriz Atihe/iG São Paulo
Ricardo Jiménez acredita que fiéis devem se sentir mais confortáveis na Jornada no Rio

Para Ricardo Jiménez, de 18 anos, um dos espanhóis que chegaram ao País nesta semana, esta foi primeira viagem em que ele sai de Madrid para fazer uma peregrinação. “Estou muito contente que o destino da minha primeira viagem seja o Brasil, o povo aqui é muito amável e hospitaleiro”.

Ricardo, que participou da última jornada, em 2011, em Madri, acredita que o evento no Brasil será ainda melhor: “Pela hospitalidade dos brasileiros, acredito que os grupos que vierem de outros países se sentirão mais confortáveis. Eu estou muito animado para essas duas semanas”.

Os jovens peregrinos que chegaram ao País nesta semana participam de eventos Pré-Jornada em várias cidades brasileiras. Na semana missionária, eles têm contato com pessoas de outros países que se preparam para o motivo principal da viagem, a Jornada Mundial da Juventude.

Mais: 'Esquenta' da Jornada Mundial da Juventude deve reunir 15 mil em São Paulo

Beatriz Atihe/iG São Paulo
A espanhola Ana María Muñoz, 17 anos

A espanhola Ana María Muñoz tem 17 anos e veio acompanhada do namorado e de suas duas irmãs. Por ser menor de idade, seus pais tiveram que dar uma autorização para o grupo da Espanha que os trouxe ao Brasil para que ela pudesse realizar a viagem.

“Para participar da jornada, tive que comprar o kit peregrino, que apesar de ser bem caro, tenho certeza que vai valer a pena”. Ana também disse estar ansiosa para ir para o Rio de Janeiro: “Além de conhecer o papa, quero encontrar Deus na minha vida, me tornar uma pessoa melhor, fazer amizades e me divertir”.

Lourdes Alonso e Ana Lopez são amigas e vieram juntas para a jornada, de acordo com elas, a maior expectativa é a de conhecer o papa. “Queremos, além de conhecer o papa Francisco, conhecer pessoas de outros países e fazer novas amizades”, contou Ana, que tem 20 anos.

“Como nós nunca viemos para o Brasil antes, essa viagem vai ser importante para aprendermos mais coisas sobre o país, que tem um povo muito legal”, afirmou Lourdes, que tem a mesma idade da amiga.

Beatriz Atihe/iG São Paulo
As amigas Lourdes Alonso e Ana Lopez, de 20 anos

De acordo com a coordenadora responsável pelo grupo dos espanhóis recebidos pela paróquia Santa Teresinha, Maria Inês Marmo, "esse grupo está dormindo no colégio Santa Teresinha, onde os homens ficam separados das mulheres. Eles ficam acompanhados por alguns salesianos, que fazem parte do Grupo de Ação Missionária”.

As acomodações fazem parte do kit peregrino que foi mencionado por uma das entrevistadas em um pacote em que o preço varia de acordo com o tempo que o peregrino deseja ficar no país. Além disso, esse kit garante refeições e uma quantia para transporte público.

Maria Inês também disse estar feliz com o trabalho de coordenar os jovens. “Eu gosto de desafios e amo trabalhar com jovens, é claro que contratempos existem, mas é muito bom poder fazer parte de tudo isso”. Veja abaixo imagens dos peregrinos que chegaram ao País nesta semana:

Peregrinos vieram da Bolívia para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Foto: Beto Martins/Futura PressGrupo argentino chega para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no aeroporto de Cumbica, em São Paulo. Foto: Beto Martins/Futura PressJovens de diversas nacionalidades se encontram no terminal de Cumbica, em SP. Eles vão participar da JMJ. Foto: Beto Martins/Futura PressJovens de diversas nacionalidades se encontram no terminal de Cumbica, em SP. Eles vão participar da JMJ. Foto: Beto Martins/Futura PressJovens de diversas nacionalidades se encontraram no terminal de Cumbica, em SP. Eles vão participar da JMJ. Foto: Beto Martins/Futura PressRio de Janeiro recebe prepativos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 22 e 28. Foto:  Ale Silva/Futura Press


Leia tudo sobre: jmjjmj 2013jornada mundial da juventudepapapapa franciscoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas