CET instala faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Paulista e Dr. Arnaldo

Por Agência Estado |

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Marginais Tietê e Pinheiros já ganharam corredores. Medida busca valorizar o transporte público de São Paulo

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A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou nesta quarta-feira a faixa exclusiva de ônibus nas avenidas Paulista (região central) e Doutor Arnaldo, na zona oeste de São Paulo. As duas vias já tinham faixas preferenciais - que não rendiam multa. Agora, motorista que invadir a pista exclusiva pode ser multado, mas ainda não há data certa para começar a fiscalização nas duas vias. A multa por invasão da faixa será de R$ 53,20.

Entenda: Faixa de ônibus da Paulista e Doutor Arnaldo será aberta no dia 10

Gabriela Bilo/Futura Press
Agente da SPTrans acompanha uso da faixa exclusiva na avenida Doutor Arnaldo nesta manhã

A pista exclusiva para coletivos da Paulista será instalada num trecho de dois quilômetros, nos dois sentidos, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta. Também haverá uma extensão na avenida Doutor Arnaldo, com 710 metros, no sentido centro, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a rua Teodoro Sampaio.

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As duas faixas exclusivas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas. Nos sábados, a da Paulista será acionada nesse mesmo horário, mas a da avenida Doutor Arnaldo será só para ônibus das 6h às 14h. As duas faixas estavam previstas para começar na segunda-feira, 15, mas foram antecipadas para esta quarta-feira. A CET não informou o motivo da antecipação da inauguração.

A ordem da companhia é acelerar a instalação dessas faixas - uma resposta do prefeito Fernando Haddad (PT) aos protestos contra a má qualidade do transporte público. O raciocínio é que, dando mais espaço para os coletivos circularem, a velocidade média deles aumentará.

Com os ônibus chegando mais rápido aos pontos, é como se oferta de coletivos aumentasse, o que reduz a superlotação. Haddad já ampliou a meta de 150 km para 220 km de faixas exclusivas até o fim de 2012. Estão previstas faixas exclusivas, por exemplo, nas Avenidas 23 de Maio, Tiradentes e Santos Dumont. A Prefeitura também promete construir 66 km de corredores de ônibus. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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