Veja outros centros que atendem a pessoas com necessidades especiais em SP

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Conheça o trabalho e veja como entrar em contato com centros que atendem pessoas com deficiências em SP

Alguns institutos em São Paulo oferecem serviços gratuitos para pessoas com deficiências mentais, visuais, físicas, transitórias ou definitivas. Para que essas pessoas participem desses programas é necessário agendar uma visita e passar por uma triagem.

Leia também: Para acolher filha, casal ajuda a criar casa que recebe adultos especiais em SP

Lares (Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais)

A Lares é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Foi criada em 1965 e teve inicialmente como objetivos oferecer serviços de educação, tratamento, orientação e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências.

Devido às mudanças legais ocorridas na Constituição, em que todos os tratamentos direcionados a pessoas excepcionais devem focar na inclusão social, a Lares oferece, atualmente, atividades de caráter sócio- esportivo cultural e atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal.

Localizada na rua Barão do Rego Barros , 179, no bairro de Campo Belo, a instituição funciona de segunda a sexta das 8h às 16h. As pessoas que se interessarem pelos serviços podem entrar em contato com a Lares pelo telefone (11) 5532-0643 e marcar uma visita. Para conhecer melhor o trabalho dea instituição, acesse www.lareslegiao.com.br

Instituto Gabriele Barreto Sogari

O Instituto é um Centro de Referência para pessoas com deficiências que oferece atendimentos nas áreas da saúde, educação, cultura e atendimento sócio familiar. Atualmente atende 70 crianças e adolescentes excepcionais e de baixa renda. Os atendidos permanecem no instituto quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, divididos por faixa etária. Durante a manhã as atividades são voltadas para crianças de 6 a 12 anos e durante à tarde para pessoas de 12 anos em diante.

O Instituto fica na rua Gustavo da Silveira, 128, no bairro Vila Santa Catarina, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta. As pessoas podem conhecer melhor os serviços oferecidos pelo Instituto Gabriele Barreto Sogari pelo site www.institutogabi.org.br ou pelo telefone (11) 5564-7709.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação produz livros em Braille, digitais e falados e os distribui para pessoas com deficiência visual e para 1.400 escolas, associações e bibliotecas gratuitamente. São oferecidos outros serviços especializados para deficientes visuais de todas as faixas etárias.

O trabalho desenvolvido engloba as áreas de serviço social, psicologia, pedagogia, fisioterapia, educação de orientação e mobilidade, terapia ocupacional e oftalmológica.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos fica na rua Doutor Diogo de Faria, 558, no bairro Vila Clementino e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h. Para quem se interessar pelos serviços deve ligar para (11) 5087-0998 e marcar o primeiro atendimento. Para conhecer mais sobre os serviços e sobre a Fundação, entre no site www.fundacaodorina.org.br.

Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (DMR)

A Divisão do HC atende pessoas portadoras de deficiência física através de serviços médicos especializados. Esse serviço é concentrado em três unidades em São Paulo que podem ser conhecidas pelo site www. reabilitahc.usp.br/unidades.php

Unidade Vila Mariana

Esta unidade atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e particulares. Localizada na rua Diderot, 43, a DMR funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 13h. Para maiores informações, as pessoas podem entrar em contato com a unidade pelo telefone (11) 5549-0111

Unidade Umarizal

A unidade atende portadores de deficiência física da região sul do município de São Paulo. Situada na rua Guaramembé, 589, a DMR funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 13h. As pessoas que quiserem maiores informações podem entrar em contato com a unidade pelo telefone (11) 5841-7414

Unidade Estação Especial da Lapa

A unidade promove a inclusão social de pessoas com deficiências por meio de tratamentos clínicos, terapêuticos e oportunidade de capacitação profissional. A Divisão de Medicina de Reabilitação oferece atividades esportivas adaptadas.

A unidade Estação Especial da Lapa fica localizada na rua Guaicurus, 1274, na estação Lapa da CPTM, e funciona de segunda a sexta das 7h às 19h. É possível conhecer melhor os serviços oferecidos pela unidade pelo telefone (11) 3873-6760.

AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente)

A AACD é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 1950. A associação promove a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

A associação possui 13 unidades, sendo cinco delas em São Paulo. Para saber os endereços, os interessados nos serviçoes devem acessar o site, onde também está o telefone de cada unidade.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas