CET já multa motorista que invadir faixa exclusiva da Marginal Tietê

Por Agência Estado |

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Sistema foi adotado há uma semana na via da zona norte e pode render multa R$ 53,20. Avenida Paulista e Marginal Pinheiros estão na lista das próximas vias a receber o benefício

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A fiscalização para quem invadir as novas faixas exclusivas para ônibus na Marginal do Tietê começa nesta segunda-feira. Motoristas que desrespeitarem a delimitação receberão multa leve de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). O novo sistema foi adotado há uma semana em 12,7 km da via, uma das principais da cidade de São Paulo, mas até agora só valeu em caráter de operação assistida.

Entenda: Marginal Tietê vai ganhar faixa exclusiva para ônibus

Marcos Bezerra/Futura Press
Implantação da faixa exclusiva para ônibus na Marginal Tietê, na zona norte da capital paulista (17/06)

A faixa exclusiva funciona das 6 às 9 horas no sentido Rodovia Castelo Branco. À tarde, a medida vigorará no sentido oposto, das 17h às 20h. Em ambas as direções, a restrição ocorre na pista local, na faixa da direita, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva.

Além dos 2,4 mil marronzinhos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 690 agentes da São Paulo Transporte (SPTrans) já estão aptos a multar invasão de faixa de ônibus. No total, 14 fiscais da SPTrans acompanhavam as primeiras horas de funcionamento da medida na semana passada. Faixas de pano alertando os motoristas estavam espalhadas pelas pontes da marginal. Além disso, placas com a restrição e a sinalização horizontal já estavam instaladas ao longo da via.

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, disse na semana passada que a Marginal Pinheiros e a avenida Paulista estão na lista das próximas vias a receber a faixa exclusiva de ônibus. "Pela primeira vez, nós estamos criando uma medida corajosa, audaciosa, de dizer claramente: ‘Na cidade de São Paulo, e nas duas marginais, nós vamos priorizar o transporte coletivo."

Desafio

Na Pinheiros, ela ficará entre as pontes Cidade Jardim e João Dias. Já no eixo da Paulista a faixa exclusiva ocupará ainda as avenidas Doutor Arnaldo e Bernardino de Campos e a rua Domingos de Morais. "O problema na cidade não é a falta de ônibus, é a organização, a distribuição e a velocidade. Vamos sair de 13 km/h para 20 km/h. Assim, você tem mais ônibus no viário e beneficia mais passageiros. Esse é o desafio da Prefeitura", disse Tatto.

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