Motoristas que invadirem faixa de ônibus da Marginal receberão multa leve

Por Agência Estado |

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Multa será de R$ 53,20 e o motorista levará três pontos na carteira. Sistema começou a vigorar nesta segunda-feira (17) em caráter de operação assistida

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Os motoristas que invadirem as novas faixas exclusivas de ônibus na Marginal Tietê, a partir da próxima segunda-feira (24), receberão uma multa leve de R$ 53,20. O novo sistema começou a vigorar nesta segunda (17), em 12,7 km da via, uma das principais da cidade de São Paulo, mas ainda em caráter de operação assistida.

Com dez radares, Marginal Tietê registra uma multa por minuto em São Paulo

A reportagem percorreu pela manhã desta segunda-feira a faixa exclusiva que vigorou das 6h às 9h no sentido Rodovia Castello Branco e notou que muitos condutores de carros e motos já respeitavam a nova restrição. À tarde, a medida vigorará no sentido oposto, das 17h às 20h. Em ambas as direções, a restrição vale na pista local, na faixa da direita, entre as Pontes das Bandeiras e Aricanduva.

No total, 14 fiscais da São Paulo Transporte (SPTrans) acompanhavam as primeiras horas de funcionamento da medida. Faixas de pano alertando os motoristas estavam espalhadas pelas pontes da marginal. Além disso, placas com a restrição e a sinalização horizontal já estavam instaladas ao longo da via.

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, a Marginal do Pinheiros e a avenida Paulista estão na lista das próximas vias a receber a faixa exclusiva de ônibus. "Pela primeira vez, nós estamos criando uma medida corajosa, audaciosa, de dizer claramente: 'Na cidade de São Paulo e, inclusive, nas duas marginais, nós vamos priorizar o transporte coletivo.'"

Na Marginal do Pinheiros, ela ficará entre as Pontes Cidade Jardim e João Dias, ou até a avenida Interlagos. Já no eixo da Paulista, a faixa exclusiva ocupará ainda as avenidas Doutor Arnaldo e Bernardino de Campos e a rua Domingos de Moraes.

Marginal Tietê vai ganhar faixa exclusiva para ônibus

"O problema na cidade de São Paulo não é a falta de ônibus, é a organização, a distribuição e a velocidade desses ônibus. Então, nós precisamos aumentar essa velocidade, sair de um patamar de 13 km/h que é hoje para pelo menos acima de 20 km/h. Quando você dobra a velocidade, você tem mais ônibus no viário e beneficia mais passageiros. Esse é o desafio da Prefeitura", disse Tatto.

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