Ministério Público entra com recurso para ampliar pena de Mizael Bispo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Promotor Rodrigo Merli quer aumentar condenação em dois ou três anos. Acusado enfrentou júri popular na semana passada, em Guarulhos, pelo assassinato de Mércia Nakashima

Reprodução de TV
O réu ouve a sentença lida pelo juiz, com seus advogados de defesa ao fundo (14/03)

Promotor de Justiça de Guarulhos Rodrigo Merli Antunes entrou com recurso, na terça-feira (19), pedindo o aumento da pena fixada a Mizael Bispo de Souza, condenado na semana passada pela morte de Mércia Nakashima, sua ex-namorada. Na ocasião, o Tribunal do Júri sentenciou Mizael a 20 anos de reclusão.

A condenação: Mizael é condenado a 20 anos de prisão pela morte de Mércia

Tempo real: Veja os detalhes do julgamento de Mizael Bispo de Souza

A promotoria quer aumentar a pena em dois ou três anos. Isso porque o Ministério Público não está de acordo com um dos critérios utilizados na dosagem da pena. "A jurisprudência majoritária é no sentido de aplicar um aumento de um sexto sobre a pena base para cada uma das agravantes reconhecidas. E, no caso concreto, o juiz não agiu dessa forma, aplicando quantidade menor", argumenta. O promotor alega que as razões fundamentadas para o recurso serão apresentadas posteriormente.

'Pena branda'

Os familiares de Mércia, de mãos dadas, ouviram atentamente à leitura da sentença, emocionados. Após a condenação, Márcia, irmã de Mércia, gritou no plenário: "Assassino maldito!". Por ser policial reformado, Mizael irá cumprir pena no Presídio Militar Romão Gomes, no Tremembé, na zona norte de São Paulo, a única cadeia para policiais militares no Estado de São Paulo.

Mais: Família de Mércia lamenta pena de 20 anos e defesa planeja anular julgamento

Fora do fórum, o número de manifestantes a favor da condenação de Mizael foi maior no último dia de julgamento. Grupos formados por famílias que tiveram parentes vítimas de violência foram prestar solidariedade à família de Mércia. Antes da sentença, eles soltaram fogos de artifício.

Márcio Nakashima, irmão da vítima, comemorou a condenação de Mizael, mas lamentou a pena. “O mais importante é a condenação”, afirmou ao deixar o fórum. “O que pega é a questão da pena, que nos deixa muito triste.” Para o assistente e acusação, Alexandre de Sá Domingues, a família da vítima deixouo julgamento de “honra lavada”, mas “para ela a pena ficou abaixo do esperado”.

Mizael deixa o Fórum Criminal de Guarulhos após a condenação nesta quinta-feira (14). Foto: Marcos Bezerra/Futura PressPopulares aguardam em frente ao Fórum de Guarulhos, em SP, o veredicto do julgamento de Mizael Bispo. Foto: Wanderley Preite Sobrinho/iGO réu ouve a sentença lida pelo juiz, com seus advogados de defesa ao fundo. Foto: Reprodução de TVRéu Mizael Bispo chega ao fórum para o quarto e último dia de júri. Após debates, jurados dão veredicto. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressJanete e Márcio Nakashima, mãe e irmão da vítima Mércia, chegam ao fórum de Guarulhos nesta quinta. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressMárcio Nakashima, irmão de Mércia, chega ao fórum nesta quinta (14) pedindo "uma condenação severa". Foto: Wanderley Preite Sobrinho/iGAcusado, Mizael Bispo chega ao fórum para o terceiro dia do seu julgamento, em Guarulhos (SP). Foto: Marcos Bezerra/Futura PressAdvogado Ivon Ribeiro, que encabeça a defesa de Mizael Bispo, fala aos jornalistas no 3º dia de júri. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressRéu Mizael Bispo de Souza chega ao Fórum de Guarulhos, em SP, para o segundo dia de júri popular. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressPrima de Mércia Nakashima, Solange, segura faixa com foto da vítima em frente ao fórum nesta terça. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressJulgamento do caso Mércia Nakashima começa nesta segunda no Fórum Criminal de Guarulhos (SP). Foto: Marcos Bezerra/Futura PressMizael Bispo de Souza é o único acusado pelo assassinato de Mércia Nakashima. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressPai de Mércia Nakashima chega ao julgamento de Mizael Bispo dos Santos no Fórum Criminal de Guarulhos, nesta segunda. Foto:  Marcos Bezerra/Futura PressMárcio Nakashima, irmão da vítima Mércia, chega ao Fórum de Guarulhos para o primeiro dia de júri. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressMãe de Mércia Nakashima chega ao julgamento do advogado e policial militar reformado, Mizael Bispo, no Fórum Criminal de Guarulho. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressMizael Bispo dos Santos chega ao julgamento no Fórum Criminal de Guarulhos, nesta segunda-feira (11). Foto: Marcos Bezerra/Futura PressPopulares em frente ao Fórum de Guarulhos pedem absolvição de Mizael; júri pode durar cinco dias. Foto: Marcos Bezerra/Futura PressHavia também manifestação pedindo a punição de Mizael. Foto:  Marcos Bezerra/Futura Press


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas