Tempestade desta sexta-feira (9) inundou casas e estabelecimentos comerciais e duas ruas precisaram ser interditadas

Agência Estado

Esquina da Alameda dos Maracatins com Avenida Divino Salvador alagada por causa do temporal da sexta (9)
Futura Press
Esquina da Alameda dos Maracatins com Avenida Divino Salvador alagada por causa do temporal da sexta (9)

Moradores da Avenida Ibijaú e da Rua Gaivota, em Moema, zona sul de São Paulo, vivenciaram na tarde desta sexta-feira (9) o que consideraram a pior enchente dos últimos dez anos. A água chegou a mais de um metro de altura e destruiu casas, salões de beleza, lojas e invadiu garagens de prédios, deixando carros submersos.

Leia também: Chuva forte causa alagamentos em toda a cidade de São Paulo

"Moro aqui há 40 anos, sempre houve enchentes aqui, mas desta vez a água veio com mais força", disse a dona de casa Telma Simões. A água invadiu a casa térrea onde Telma mora, da Rua Gaivota, destruindo móveis e os dois carros que estavam na garagem - um deles, um Honda Fit, subiu no portão e ficou inclinado em 90 graus.

A inundação derrubou o muro da casa onde mora a auxiliar de secretaria Ana Carolina Episcopo, na Avenida Ibijaú. "Perdi tudo o que tinha em casa", afirma Ana, que já teve a casa inundada outras vezes. "Mas desta vez foi pior. Minha mãe estava com meu filho de 10 meses e minha filha de 7 anos e, como a água subiu muito rápido, eles tiveram de ser ajudados pelos vizinhos para sair de casa", conta Ana, que não estava no local no momento da inundação.

A chuva torrencial de quase uma hora destruiu completamente o Studio Félix, um dos três salões de beleza que foram tomados pela água. As comportas instaladas no local para tentar conter o fluxo de água - comuns na região - foram insuficientes. "Todo mundo subiu para o primeiro andar. Foi um desespero, ainda mais quando a água chegou no meio da escada", conta o cabeleireiro Ediney Ballam.

Ao final da chuva, as duas vias foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar para que os móveis, mercadorias e carros destruídos fossem retirados. Havia ainda muito lixo acumulado no local.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.