Após temporal, SP tem mais de 20 árvores caídas e 100 semáforos com problemas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Forte chuva desta sexta-feira ainda causa problemas na capital paulista. Por ser sábado, trânsito não será muito afetado na cidade

O temporal registrado nesta sexta-feira (08) deixou estragos e ainda causa transtornos na capital paulista. Nesta tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 100 semáforos com problemas técnicos - 59 estão apagados e 41 em amarelo intermitente. Além disso, pelo menos 28 árvores estavam caídas nas ruas da cidade.

Temporal de sexta-feira:
Chuva forte causa alagamentos em toda a cidade de São Paulo
Moradores de Moema creem em pior enchente em 10 anos

Evaldo Fortunato/Futura Press
Nuvens carregadas e raios na tarde desta sexta-feira (8), na zona leste da cidade de São Paulo

Por ser sábado, o trânsito na cidade não será tão prejudicado. Às 8h30, a cidade tinha apenas 1 quilômetro de congestionamento. Muito diferente do registrado na sexta-feira, quando a capital marcou o maior congestionamento do ano, com 261 quilômetros de vias engarrafadas.

Futura Press

Com a chuva de ontem, o sistema de trens também enfrentou problemas. Na Linha 12 Safira, que passa pela zona leste da capital, parte dos passageiros foi transportado em ônibus devido aos danos causados por um raio à rede de alimentação elétrica dos trens. Na Linha 9 Esmeralda, que liga a zona oeste a zona sul, o sistema de sinalização foi danificado, também por um raio. Com isso, os trens tiveram de trafegar com velocidade reduzida.

A tempestade também causou falta de luz em pelo menos três bairros da capital: Moema, na Zona Sul e Vila Madalena e Sumaré, na Zona Oeste. Em Moema, o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas para socorrer pessoas ilhadas em um prédio de dois andares, que teve o piso térreo tomado pela água.

A manhã terminou com sol entre nuvens na maioria dos bairros paulistanos. Segundo as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a temperatura média é de 29°C e a umidade relativa gira em torno de 61%.

A tendência para as próximas horas é de chuva, que pode ocorrer na forma de pancada forte e concentrada, além disso, a precipitação pode vir acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos.

Previsão
O final de semana promete ser típico de verão, com tempo quente e ensolarado, temperaturas que ultrapassam facilmente os 30ºC e umidade relativa do ar entre 30% e 40%. As chuvas ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite, associadas ao calor e à entrada do ar mais frio do mar em direção à faixa leste do estado paulista.

Os temporais nesta época do ano são caracterizados por chuvas fortes e sempre acompanhados de muitos raios e rajadas de vento. Portanto, alerta-se para o elevado risco de formação de alagamentos, assim como transbordamento de pequenos córregos e rios.

Leia tudo sobre: chuvaenchentessemáforosalagamentosigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas