São Paulo sai do estado de atenção, mas ainda tem estragos da chuva acumulada

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Capital paulista teve mais um dia de calor e chuva nesta terça-feira. Cidade ainda sofre com danos da forte chuva desta segunda-feira

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta terça-feira (19) deixou a capital paulista em estado de atenção das 14h55 até as 16h45, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A cidade ainda tenta se recuperar dos danos do temporal de ontem, mas registrou pelo menos 25 novos pontos de alagamento nesta tarde.

Leia também:
Chuva forte permanece durante a semana em São Paulo, alerta Inmet
São Paulo amanhece com centenas de semáforos apagados e árvores caídas

Agente da Defesa Civil observa carro sendo levado em alagamento na  Vila Pompéia, em São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Paulo Preto/Futura PressCarro foi levado pela água da chuva que acumulou na rua. Foto: Paulo Preto/Futura PressAgente ajuda pedestre a atravessar área alagada nesta tarde. Foto: Paulo Preto/Futura PressPedestre tenta se proteger da chuva na Vila Pompeia, nesta terça-feira. Foto: Paulo Preto/Futura PressMoradora retira água de casa na rua Venâncio Aires, na Vila Pompéia, nesta terça-feira. Foto: Paulo Preto/Futura PressÔnibus em área alagada na zona oeste de São Paulo. Foto: Paulo Preto/Futura PressAlagamento na região da Vila Pompéia, em São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Paulo Preto/Futura PressChuva deixou mais de 20 pontos de alagamento em São Paulo nesta tarde. Foto: Marcelo Camargo/ABr Pedestre se acumulam na calçada para escapar dos alagamentos em São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Marcelo Camargo/ABr Alagamento na rua Turiassu, em Perdizes, zona oeste da cidade de São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Júlio Costa/Futura PressCarroceiro se protege da chuva durante a tarde, nesta terça-feira, em São Paulo. Foto: Marcelo Camargo/ABr Chuva e alagamento no Anhangabaú, saídas para avenida 9 de Julho e 23 de Maio, em São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Tércio Teixeira/Futura PressÁrea alagada na avenida Amaral Gurgel, nesta terça-feira. Foto: Paulo Preto/Futura PressCarros em rua alagada em São Paulo neste terça-feira. Foto: Marcelo Camargo/ABr Forte chuva no Largo do Arouche, região central de São Paulo, nesta terça-feira. Foto: Júlio Costa/Futura Press

Como reflexo da chuva acumulada desde ontem, na noite desta terça-feira, ainda havia mais de 140 árvores caídas na cidade. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), pelo menos 166 semáforos apresentavam problemas técnicos - 114 apagados e 52 em amarelo intermitente. Segundo a AES Eletropaulo, concessionária da área de energia em São Paulo, a energia na alameda Casa Branca, nos Jardins, será restabelecida nesta noite, já que o Corpo de Bombeiros conseguiu remover a árvore de grande porte que caiu na região só no fim da tarde. Em relação à chuva desta terça-feira, a distribuidora informa que três circuitos da concessionária estão em atendimento, principalmente, nas regiões oeste e norte da capital.

Nivaldo Lima/Futura Press

Segundo o CGE, a combinação entre o calor e a umidade vindo do mar provocou pancadas de chuva que se expandiram da zona norte para as demais localidades da cidade. Diversas regiões registraram chuva muito forte, por vezes acompanhada de granizo. A região menos castigada foi a zona sul, que teve registro de chuvas mais fortes somente em parte de bairros como Campo Limpo, M'Boi Mirim e Engenheiro Marsilac. Também houve registro de chuva forte em Jabaquara, mas que não atrapalhou as operações do aeroporto de Congonhas.

De acordo com os meteorologistas do CGE, a noite segue sem chuvas significativas na capital. O tempo permanece bastante nublado, com chuva leve ocasional. Durante a madrugada o tempo permanece seco, e volta a ficar abafado, com temperaturas por volta dos 21ºC.

Acompanhe o trânsito em São Paulo
Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Previsão
As condições atmosféricas não mudam muito pelo menos até a próxima quinta-feira (21). Madrugadas abafadas, tardes quentes e chuvas em forma de pancadas a partir da tarde. Os termômetros variam entre mínima de 21ºC e máximas que ultrapassam facilmente os 31ºC.

A condição para a formação de alagamentos continua elevada. Nesta época do ano são comuns as tempestades virem acompanhadas de rajadas de ventos, queda de granizo e chuva forte, o que eleva sensivelmente o risco para transtornos na Cidade.

As últimas simulações indicam a aproximação de uma frente fria que deve passar pelo litoral do sudeste entre a sexta-feira (22) e o sábado (23).

Leia tudo sobre: chuvaestado de atençãoalagamentoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas