CET registrou que pelo menos 24 árvores permanecem caídas nas vias da capital. Temporal de ontem (15) alagou mais de 60 pontos e chegou a fechar Congonhas por quase 1 hora

O temporal registrado na noite de quinta-feira (14) causou transtornos e deixou estragos na capital paulista. Até 15h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava ainda mais de 143 semáforos com problemas técnicos - 92 estão apagados e 50 em amarelo intermitente. Além disso, pelo menos 24 árvores estavam caídas nas ruas da cidade. 

Caos: “Não havia funcionários da CPTM para conter o tumulto causado pela chuva”
Previsão: São Paulo deve enfrentar novo temporal e alagamentos nesta sexta
Departamento de Música da USP teve área submersa por causa da chuva

No mesmo horário, o índice de congestionamento na capital estava abaixo da média para o horário, com 28 km de vias com lentidão. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), também não há mais pontos de alagamentos em São Paulo. Ontem, foram registrados mais de 60 pontos com problemas na capital.

Após desabamento: Chega a 90 nº de desalojados em São Paulo por causa do temporal
Ontem:  Chuva fecha aeroporto, para trens e deixa 60 pontos de alagamento em SP

O transporte dos paulistanos também foi prejudicado. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) interrompeu a circulação de trens na Linha 8-Diamante, entre as estações Júlio Prestes e Lapa, e da Linha 10-Turquesa, entra as estações Utinga e Prefeito Saladino, por conta de alagamentos.

Chuva e alagamento na região da Vila Pompeia, em São Paulo (SP), na quinta-feira (14)
Paulo Preto/Futura Press
Chuva e alagamento na região da Vila Pompeia, em São Paulo (SP), na quinta-feira (14)

Cidades da Grande São Paulo também sofreram com as enchentes. Em Santo André, além de ruas alagadas, a correnteza do rio Tamanduateí provocou um afundamento de 50 centímetros na pista de uma ponte que foi interditada. As cidades de São Bernardo, Osasco, Barueri e de Santana de Parnaíba também tiveram pontos de alagamento.

Além de trânsito caótico, houve falta de luz em alguns bairros, segundo a concessionária de energia Eletropaulo. Faltou energia em pontos de Santo Amaro, do Brooklin, da Vila Olímpia, do Morumbi, na zona sul, e de Pinheiros, do Butantã e da Lapa, na zona oeste.

Previsão

A sexta-feira amanheceu nublada e com temperaturas agradáveis. Na primeira medição, por volta das 6h10, as estações meteorológicas registravam em média 20°C. A tendência, segundo o centro, é de mais calor e a máxima pode atingir até 32°C. Entre o final da tarde e inicio da noite, há previsão de pancadas de chuva que devem variar de intensidade moderada a forte.

Aeroportos

No aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, a velocidade dos ventos atingiu os 53km/h às 17h33. Por conta da chuva, o aeroporto fechou para pousos e decolagens por quase uma hora. Até as 20h, dos 211 voos domésticos programados 20,4% ou 43 voos domésticos haviam sido cancelados em Congonhas e seis estavam atrasados (2,8%). Em Cumbica, 11,2% ou 24 decolagens domésticas haviam sido canceladas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.