Enchente deixa 240 pessoas desabrigadas em São Luiz do Paraitinga

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Rio Paraitinga ficou 3,8 metros acima do normal e transbordou. Há três anos o centro histórico do município foi destruído por outra enchente

Agência Brasil

O transbordamento do rio Paraitinga, que ocorreu por causa das chuvas dos últimos três dias, deixou 240 pessoas desabrigadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. Na sexta (11), o rio ficou 3,8 metros acima do normal e hoje permanece 2,5 metros além do nível comum. Há três anos o centro histórico do município foi praticamente destruído por uma enchente.

Relembre: Veja o antes e depois de São Luiz do Paraitinga

Segundo a Defesa Civil, 96 casas foram atingidas e os moradores tiveram de ser levados a escolas e casas de parentes. Dentro dos imóveis, a água chegou a aproximadamente 1 metro de altura. Hoje, 17 famílias permanecem em abrigos da prefeitura e 40 continuam em casas de parentes e amigos, por orientação da Defesa Civil.

União do povo faz a reconstrução de São Luiz do Paraitinga
São Luiz do Paraitinga terá R$ 2 mi para reconstrução

Isso porque, de acordo com Divinilson José Aparecido Leite, secretário da Defesa Civil, há previsão de que o rio suba mais 40 centímetros. As águas procedentes dos municípios próximos mais altos, como Cunha e Lagoinha, ainda não chegaram à parte do rio que banha São Luiz do Paraitinga.

A Defesa Civil continua em estado de alerta, fazendo monitoramento da subida do rio a partir dessas cidades, uma vez que que são esperadas mais chuvas para os próximos dias. No sábado (12), as águas do rio atingiram uma das pontes da rodovia Nelson Ferreira Pinto, que liga Lagoinha a São Luiz do Paraitinga. A estrada foi interditada entre as 9h e as 18 h.

Leia tudo sobre: são luiz do paraitingaenchentedesalojados

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas