Chuva derruba árvores e transborda rios pelo segundo dia seguido em São Paulo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Zona leste da capital e cidades do Grande ABC foram as mais afetadas pelas enchentes. Queda de árvore bloqueia totalmente a avenida 9 de Julho, na região central

A chuva que voltou a atingir a região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (09) deixou regiões da capital paulista em estado de atenção por até duas horas, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. E devido a forte chuva no extremo leste da cidade, as subprefeituras de São Miguel Paulista e Itaim Paulista ficaram em estado de alerta por conta do transbordamento do córrego Lajeado, na altura da rua Celso Barbosa Lima com a rua Doutor Oscar Egydio de Araújo e do córrego Itaim, na altura da rua Itajuíbe com a avenida Marechal Tito.

Leia também:
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Acompanhe o trânsito em São Paulo e em mais 16 cidades

J. Duran Machfee/Futura Press
Árvore de grande porte que caiu sobre um ônibus na av. 9 de Julho, em São Paulo. Ninguém se feriu

Pelo menos quatro pontos de alagamento foram confirmados pelas autoridades na capital paulista, dois na zona sul, um no centro e um na zona oeste. A situação se complicou porque a chuva desta terça-feira já havia afetado muitas regiões. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h34, a cidade tinha 66 quilômetros de lentidão, índice abaixo da média para o horário. 

Apesar do bom índice de lentidão, a CET orienta aos motoristas que trafeguem no entorno da avenida 9 de Julho, que utilizem as avenida 23 de Maio, Brasil, rua da Consolação e avenida Paulista como caminhos alternativos. A 9 de Julho foi totalmente bloqueada em ambos os sentidos na altura da Fundação Getúlio Vargas (centro) por conta de uma árvore que caiu sobre um ônibus. Ninguém e feriu.

Leandro Martins/Futura Press
Chuva na zona norte de São Paulo, nesta quarta-feira

Segundo o CGE, resta apenas chuva fraca e chuviscos em localidades isoladas da capital. Entretanto, por conta da forte precipitação que atingiu a zona leste no fim da tarde, foi registrado o transbordamento dos córregos Lajeado e Itaim, na região de divisa entre as subprefeituras de São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Diversas vias ficaram alagadas por conta dos transbordamentos.

Os pontos da Grande São Paulo que registraram a maior precipitação nesta tarde foram a região do Riacho Grande, em São Bernando do Campo, com 107,8mm; do Rio Tietê, no Jardim Romano, com 62mm; no Córrego Chrysler, em São Bernando do Campo, com 30,4mm; do Ribeirão dos Meninos, em São Bernardo do Campo, com 28,8mm; e no Córrego Cabuçu de Baixo, com 25,4mm.

O deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista aumenta as condições de chuva e causa leve declínio das temperaturas nos próximos dias. Nesta quinta-feira (10), a máxima não deve ultrapassar os 25ºC. O sistema ficará praticamente estacionário sobre o sudeste, e estará associado à umidade proveniente da região amazônica.


Leia tudo sobre: chuvaestado de atençãoenchentealagamento

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas