Chuva transborda rio, fecha túnel e complica o trânsito em São Paulo

Região da Lapa ficou em estado de alerta após o transbordamento do Ribeirão Vermelho. Aeroporto de Congonhas ficou fechado e alagamento interditou túnel Anhangabaú

iG São Paulo | - Atualizada às

A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta quarta-feira (19) deixou a capital paulista em estado de atenção por mais de três horas, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. A sububprefeitura da Lapa ficou em estado de alerta, por conta do transbordamento do Ribeirão Vermelho, nas proximidades da Vila Piauí.

Chuva no Rio: 
Comunidades têm sirenes contra chuva acionadas; passageiros ficam presos em ônibus

Durante todo o dia, foram 27 pontos de alagamento na cidade. Por conta de um deles, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fechou o túnel Anhangabaú, no sentido Aeroporto, o que causou lentidão no corredor Norte/Sul. A chuva também fechou o aeroporto de Congonhas por cerca de 40 minutos.

Leia também:
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Acompanhe o trânsito em São Paulo e em mais 16 cidades

J. Duran Machfee/Futura Press
Chuva na região da avenida Paulista, em São Paulo, nesta quarta-feira

De acordo com a CET, às 20h, a cidade tinha 190 quilômetros de lentidão, índice bem acima da média para o horário. Os pontos de maior lentidão estavam na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte Aricanduva (13,0 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista expressa, da ponte da Casa Verde até a rodovia Castelo Branco (10,7 km); na Marginal Tietê, sentido Castelo Branco, pista local, da ponte da Casa Verde até a ponte dos Remédios (10,1 km); e na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte do Tatuapé (10,1 km)..

Cidades da Grande São Paulo também sofreram com as consequências da forte chuva. No ABC, São Bernando do Campo ficou com vários pontos de alagamento, incluindo o Paço Municipal. A cidade de Osasco também registrou várias ruas embaixo d'água.

Segundo o CGE, durante a noite, as chuvas diminuíram restando apenas chuvas leves, principalmente ao longo da divisa com o ABC e o município de Guarulhos. Conforme a equipe de meteorologia do CGE, no decorrer da noite ainda podem ocorrer chuvas leves na Grande São Paulo.

De acordo com o órgão, os próximos dias seguem com sol, calor e pancadas isoladas de chuva no final das tardes. Os modelos de previsão do tempo indicam que uma nova frente fria chega ao litoral paulista no fim de semana. Na quinta-feira (20) o sol volta a predominar e favorece a rápida elevação das temperaturas. Os termômetros oscilam entre mínimas de 20ºC e máximas de 31ºC na Grande São Paulo. No final da tarde a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas de verão.

O verão começa nesta sexta-feira (21), que deve ser mais um dia de sol e calor. As temperaturas mínimas ficam em torno dos 21ºC, enquanto as máximas podem superar os 32ºC. Esperam-se chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite, ocasionadas pela combinação entre a brisa marítima e a aproximação de uma frente fria.

    Leia tudo sobre: estado de atençãochuvaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG