Secretaria de Segurança anuncia novos chefes das polícias de São Paulo

Pasta anunciou Luiz Mauricio Blazeck como novo delegado-geral da Polícia Civil. Já o coronel Benedito Roberto Meira assume posto de comandante da PM

iG São Paulo | - Atualizada às

SSP/São Paulo
Coronel Benedito Roberto Meira, que assume a PM

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publica na terça-feira (27) os nomes dos novos chefes das polícias Civil e Militar. O novo delegado-geral da Polícia Civil será Luiz Mauricio Blazeck, que assumirá o posto no lugar de Marcos Carneiro Lima. Já o novo comandante-geral da Polícia Militar será Benedito Roberto Meira, que entrará no lugar de Roberval França. A Superintendência de Polícia Técnico-Científica continua a cargo do perito criminal Celso Perioli. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

A troca na cúpula da segurança pública se dá em meio a um onda de violência no Estado, com alta no assassinato de PMs e na execuções de civis . A capital paulista registrou elevação de 114,6% nos homicídios em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2011. Foram 82 casos no mês em 2011, contra 176 no mesmo período em 2012. Ao menos 94 policias militares morreram no Estado até o domingo (25), parte deles alvos de ações do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Polícia Militar

Aos 50 anos, 31 dedicados à Polícia Militar, o novo comandante da PM é paulistano e coronel da PM desde 2010. Meira tem formação superior em Ciências Jurídicas e, na polícia, frequentou inúmeros cursos, destacando-se os de Formação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia. 

Novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella toma posse

Durante a carreira, trabalhou em diversas unidades da PM como coordenador operacional do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária e comandante do 4º Batalhão de Policiamento do Interior.

Na capital, foi comandante do Policiamento de Área Metropolitano Quatro (zona leste). Em 6 de abril de 2012, a convite do governador Geraldo Alckmin, assumiu o atual cargo de secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil.

Polícia Civil

Já o delegado Blazeck é formado em direito, com pós-graduação em Gestão de Segurança Pública. O novo delegado geral tem 49 anos, 26 dedicados à Polícia Civil do Estado. Natural de Sorocaba, começou a carreira como delegado de Polícia em Guarujá, onde ficou até 1995, chegando ao posto de delegado-titular. 

Governador: 'Vivemos um momento transitório', diz Alckmin sobre crise na segurança em SP

SSP/São Paulo
Secretário Grella se reuniu hoje com novos chefes. Na foto, está ao lado do delegado-geral Blazeck


De 2002 a 2005, assumiu a Delegacia Seccional de Sorocaba. Atuou, de 2007 a 2008, em várias funções no Decap, onde virou divisionário dos setores de Assistência Policial e Administração. Em 2009, foi delegado divisionário no DEIC e assistente no DHPP. No mesmo ano, foi diretor do Departamento de Administração da Polícia Civil (DAP). Desde 2011, atuava como delegado divisionário na Academia de Polícia Civil.

Polícia Técnico-Científica

O perito criminal Celso Perioli foi mantido no comando da Polícia Técnico-Científica, composto pelos Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico-Legal (IML). Perioli, de 61 anos, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Criminalística. Trabalha há 36 anos na carreira de perito criminal. 

É chefe da Polícia Técnico-Científica desde 1998, depois de ter chefiado várias unidades do Instituto Criminalística. Perioli também tem larga experiência acadêmica. É professor de Criminalistica do Instituto Oscar Freire, da Faculdade de Medicina da USP, no curso de Especialização em Medicina Legal.

Na área policial, é instrutor internacional de CSI (Crime Scene Investigation) formado nos Estados Unidos e membro da Internacional Association os Chiefs of Police (Associação Internacional dos Chefes de Polícia).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG