Veja o que abre e fecha no feriado de Finados em São Paulo

Alguns estabelecimentos têm mudança no horário de funcionamento no feriado de 2 de novembro

iG São Paulo |

O feriado de Finados, que tem início nesta sexta-feira (2), altera o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos. Além disso, a prestação de serviços à população nas repartições públicas municipais terá um esquema especial.  Veja abaixo:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na próxima sexta-feira (02), em função do feriado de Finados. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data podem ser pagos no próximo dia útil segunda-feira (05), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Abastecimento

Os mercados municipais atenderão nos seguintes horários: Central Leste, Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Ipiranga, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h; Guaianases das 8h30 às 13h. O Paulistano (Central), Kinjo Yamato, Lapa e São Miguel não funcionarão. No sábado e domingo, todos vão abrir nos horários habituais.

O atendimento nos sacolões será feito nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, COHAB Adventista e João Moura das 7h às 13h; Lapa das 8h às 13h. Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, City Jaraguá e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h; já o de São Miguel não funcionará. No sábado e domingo, todos vão abrir nos horários habituais.

As feiras livres atenderão no feriado, sábado e domingo nos locais e horários habituais.

Assistência Social

No feriado, sábado e domingo, os serviços de emergência e acolhida atendem 24 horas, ininterruptamente: Abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência e os Centros de Acolhida (antigos albergues).

Não abrirão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Coodenadoria de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Cultura

As bibliotecas de bairro fecharão no feriado e no domingo, mas abrirão no sábado (3) normalmente. Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correa fecham no feriado e abrem no sábado e domingo.

A Biblioteca Mário de Andrade fecha no feriado e no domingo e abre no sábado, das 10h às 17h, inclusive a Biblioteca Pública Circulante. Os ônibus bibliotecas funcionarão normalmente todos os dias. O ponto de Leitura do Piqueri estará aberto nos dias 3 e 4/11.

Vão funcionar todos os dias, das 9h às 17h: Monumento à Independência (Capela Imperial), Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Beco do Pinto, Centro Cultural São Paulo (horário habitual), Galeria Olido (no horário habitual), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos,Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker e Teatro Zanoni Ferrrite. A Praça das Artes estará aberta dia 03/11 às 20h, onde será recitada a ópera “Orfeo Ed Euridice”.

Não funcionarão, por motivo de reforma, os teatros Artur Azevedo, Flávio Império, João Caetano, Martins Penna a Casa do Sertanista e o Pavilhão das Culturas Brasileiras. O Teatro Municipal permanecerá fechado, mas o seu museu abrirá das 10h às 18h, todos os dias. Também não abrirão a Escola Municipal de Bailado, a Escola Municipal de Iniciação Artística e a Escola Municipal de Música.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá no feriado e no domingo, das 10h às 18h e no sábado, das 10h às 20h. O Centro Cultural da Penha funcionará todos pos dias, das 10h às 19h. O Arquivo Histórico Munmicipal só abrirá no sábado (3), das 9h às 17h.

Educação

Não haverá aulas nas escolas municipais no feriado, mas os CEUs - Centros Educacionais Unificados - abrirão para atividades de esporte e lazer nos dias 2, 3 e 4, nos horários habituais.

Esporte

No feriado os Clubes da Cidade vão abrir apenas para atividades esportivas e de lazer, em regime de plantão, e no sábado e domingo, nos horários habituais.

Saúde

Os hospitais, Prontos-Socorros e AMAS 24 horas funcionam todos os dias. A AMA tradicional funciona normalmente, das 7h às 19h, inclusive no feriado (2/11). As UBS não funcionarão na sexta (2/11); reabrem na segunda (5/11), das 7h às 19h. As AMAs Especialidades não funcionam no dia 2/11. Reabrem normalmente no dia 3/11, sábado.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não prestarão serviço e voltarão a funcionar na segunda-feira, no horário habitual.

Trabalho

No feriado, as unidades móveis e fixas do Centro de Apoio ao Trabalho (CATs) e do banco de microcrédito São Paulo Confia não atenderão a população. Os postos voltarão a funcionar, em seus horários normais, na segunda-feira.

Verde e Meio Ambiente

Os Parques Municipais abrirão todos os dias em seus horários habituais.

    Leia tudo sobre: abre e fechaferiado de finadossão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG