Cidade de São Paulo registra quarto dia mais quente da história

Temperatura de 36, 1°C foi a mais alta do ano; meteorologistas afirmam que uma frente fria deve chegar na sexta-feira, trazendo pancadas de chuva

iG São Paulo | - Atualizada às

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (30) a quarta temperatura mais alta desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou os registros em 1946. Às 14h30 os termômetros chegaram a marcar 36,1°C, tornando esta terça o dia mais quente de 2012 e o mais quente do mês de outubro de todos os anos.

O motivo de tanto calor foi a ocorrência do fenômeno alta pressão atmosférica que impediu a chegada de frentes frias vindas do Sul do País. Fora isto, hoje houve predominância do vento Norte que também bloqueou a passagem da frente fria. Nesta terça, a cidade de José Bonifácio, no Noroeste do Estado, registrou 41,3°C.

Veja a previsão do tempo para outras áreas do País

De acordo com o Inmet, porém, nesta quarta-feira (31) o tempo volta a ficar mais instável com aumento significativo de nuvens e áreas mais generalizadas de chuva, especialmente no sul e leste do estado. O sol ainda aparece em grande parte das regiões, por isso faz calor de até 38°C no norte do estado.

Na quinta-feira uma frente fria vai deixar o tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas. Para o feriado do dia de finados, sexta-feira (2), a previsão é de tempo fechado com chuva fraca no sul e leste. Nas demais áreas do interior do Estado de São Paulo, a previsão é de céu coberto por nuvens com períodos de abertura de sol alternados por e pancadas de chuva com trovoadas.

No sábado o ar frio e úmido ainda deve provocar céu nublado e alguns chuviscos na faixa leste. No norte e oeste, o tempo deve ficar instável e abafado, com pancadas isoladas de chuva.

De acordo com os registros do Inmet, os três dias mais quentes da história de São Paulo ocorreram em20, 19 e 21 janeiro de 1999, quando foi registrado 37,0°C; 36,7°C; 36,7°C respectivamente.

    Leia tudo sobre: calortemperaturasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG