PM de SP prende membro do PCC em Paraisópolis

Operação prendeu Edson Ferreira dos Santos, o Nenê, que seria o responsável pelos julgamentos do grupo. Outros cinco foram detidos e 130 quilos de drogas foram apreendidos

Agência Estado |

Agência Estado

Cinco pessoas foram presas e mais de 130 quilos de drogas apreendidos até as 14 horas desta segunda-feira (29) durante a Operação Saturação da Polícia Militar (PM) na favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Entre os detidos na ação, iniciada durante a madrugada com efetivo de 500 homens, está Edson Ferreira dos Santos, de 31 anos, o Nenê, apontado pela polícia como membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) - ele seria o responsável por fazer os julgamentos na comunidade, função conhecida como disciplina.

Leia:  PM faz operação com 500 agentes na favela de Paraisópolis

Ferreira estava com um fuzil calibre 762 e um tijolo de maconha. Além dele, foram detidos pai e filho dentro de uma van escolar, com revólver e munição de pistola 380, uma mulher com três carregadores e munição de calibre .40, e um homem com uma moto roubada. Entre as drogas apreendidas na ação estão 130 quilos de maconha, seis quilos de cocaína e 50 frascos de lança-perfume. O material estava dentro de um barraco vazio, segundo a polícia.

Iniciada na madrugada, a Operação Saturação na favela de Paraisópolis visa, segundo o a Secretaria de Segurança Pública, combater a criminalidade na comunidade, que tem cerca de 80 mil habitantes. A operação utiliza policiais do Batalhão de Choque e do 16º Batalhão de Polícia Militar, além de 100 carros, dois caminhões, 28 motocicletas, oito cães, 60 cavalos e um helicóptero Águia.

O objetivo da polícia é controlar toda a área da favela, que foi mapeada de acordo com os pontos de maior incidência criminal, informou a Secretaria de Segurança Pública. Haverá bloqueios em 12 pontos e serão feitas ações de rondas ostensivas com motocicletas.

    Leia tudo sobre: pmoperação da pmpccparaisópolisoperação saturação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG