Homicídios em SP dobram em setembro ante 1 ano atrás

Foram registrados 135 homicídios na capital no mês passado, ante 69 no mesmo período em 2011. É o recorde desde que números começaram a ser divulgados

Agência Estado |

Agência Estado

O crime de homicídio cresceu 96% na capital paulista em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados, anunciados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo nesta quinta-feira (25), mostram que ocorreram 135 homicídios em setembro, ante 69 em setembro de 2011. É o maior número em um único mês na capital desde que a série começou a ser divulgada, em janeiro do ano passado.

Leia também:
Taxa de homicídio cresce 41,1% em 17 anos, diz IBGE
Homicídio de jovens cresce 346% em três décadas no País, diz estudo

Os números não contemplam as mortes por resistência seguida de morte, quando ocorrem em confronto entre policiais e suspeitos. Também não inclui o latrocínio (roubo seguido de morte). Ao todo, foram registrados 13 crimes de latrocínio em setembro, frente a 4 no mesmo mês do ano passado - um crescimento de 225%.

O aumento acontece no momento em que policiais militares estão sendo alvo, em todo o Estado, de ataques com características de execução . A Polícia Civil investiga se os atentados estão sendo cometidos por ordens de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Veja a cobertura completa dos ataques a policiais em São Paulo

Uma série de assassinatos com suspeitos não identificados também ocorre em diversas cidades, muitos na mesma noite e em pontos de comércio de drogas da periferia. Nesses casos, a polícia trabalha com a hipótese de retaliação a mortes de agentes.

    Leia tudo sobre: crimehomicídiossão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG