Aeroporto de Viracopos segue interditado por cargueiro em Campinas

Não há previsão para liberação do terminal, que está parado desde as 20h de sábado (14); 450 voos da Azul já foram cancelados para evitar acúmulo de passageiros no terminal

iG São Paulo | - Atualizada às

O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, continua interditado nesta segunda-feira depois que um problema durante o pouso de um cargueiro na noite de sábado (14) deixou a única pista do terminal bloqueada.

Segundo a estatal que administra o aeroporto, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não há previsão para a retirada do cargueiro MD11 da Centurion Cargo. O pneu estourou após a aterrissagem, às 20h de sábado. Não houve feridos. Após o acidente, a companhia Centurion Cargo não removeu o avião da pista, que permaneceu bloqueada.

Entenda:  Passageira passa a noite no aeroporto de Viracopos em Campinas

Denny Cesare/Futura Press
Pneu de um avião cargueiro estourou durante o pouso no terminal de Viracopos, em Campinas (SP)


Do total de voos afetados, 85% são da Azul Linhas Aéreas. A empresa chegou a oferecer um ônibus para levar passageiros aos aeroportos de Cumbica e Congonhas, onde foram realocados em outros aviões. Mas durante toda noite de sábado e domingo houve muita confusão por causa da interdição . Muitos passageiros passaram a madrugada no aeroporto e reclamavam de descaso.

Mais:  Pane no check-in da TAM causa transtornos aos passageiros do País

"Os esforços são para que a aeronave seja retirada da pista hoje", informou a assessoria de imprensa da Infraero, que esperava a liberação total da pista na noite de domingo. A Centurion contratou uma empresa para remover a aeronave, que precisa ser nivelada antes de ser retirada da pista do aeroporto, um dos mais movimentados do país.

Voos cancelados

A Azul Linhas Aéreas informou mais cedo que os voos até as 17h foram cancelados para facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelo fechamento do aeroporto e evitar acúmulo de passageiros no terminal. Desde a interrupção das operações de Viracopos, na noite de sábado, mais de 450 voos foram cancelados - 128 apenas hoje.   

Futura Press
Movimentação no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na tarde de domingo (14)

"A companhia continua avaliando as informações da retirada da aeronave da pista junto aos órgãos responsáveis para retomada de suas operações", explicou a Azul em nota. 

Ainsa de acordo com a companhia, mesmo após a liberação do terminal, novos atrasos e cancelamentos podem ocorrer devido ao impacto causado em sua malha aérea. A Azul responde por 85% dos voos de passageiros em Viracopos. 

*com Reuters e AE

    Leia tudo sobre: viracoposcargueirointerditadoatrasosvoos cancelados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG