Merenda intoxica mais de 30 em escolas do interior de São Paulo

Vigilância Sanitária de Brotas (SP) investiga se refeição causou mal estar em crianças e adultos

Agência Estado | - Atualizada às

Agência Estado

A Vigilância Sanitária de Brotas, no interior paulista, registrou mais de 30 casos de intoxicação alimentar ligados à rede municipal de ensino. Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira desta semana 24 crianças, 3 adolescentes e 9 adultos foram medicadas com sintomas como diarreia e vômito.

Leia também:  Após intoxicação de crianças, fábrica de leite em SC é interditada

A suspeita recai sobre a merenda escolar (fricassé de frango, arroz branco, além de batata palha e alface), que é produzida em uma cozinha industrial do próprio município e depois encaminhada a algumas unidades de ensino que realizam finalizações antes de servir a alunos, funcionários e até professores.

Foram servidas, em toda a rede municipal, cerca de 4.750 refeições. "A comida não tinha odor e estava muito gostosa", disse a diretora da Vigilância Sanitária da cidade, Ana Marian Pinotti.

Passando mal, as vítimas deram entrada no Hospital Santa Terezinha, onde foram medicadas e posteriormente liberadas. A maior parte das crianças estuda na Escola Municipal Antônio Américo Zancolli Sobrinho, no bairro dos Campos Elíseos. Três das crianças, no entanto, não teriam consumido o alimento na terça-feira, o que levanta a possibilidade de um quadro de virose. "Tivemos casos que apresentaram os mesmos sintomas, mas não haviam ingerido a merenda. Estamos aguardando o laudo", afirmou o secretário de Saúde de Brotas, Leandro Nogueira.

Mais:  Estudante de 15 anos morre após passar mal em escola de Guarulhos

Os pacientes chegaram ao pronto-socorro com ânsia de vômito, mas não tinham febre nem estavam desidratados. Amostras dos pratos foram enviados à regional de Bauru do Instituto Adolfo Lutz. O resultado da análise deve sair em 20 dias.

    Leia tudo sobre: intoxicação alimentarmerenda escolarbrotasescolas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG