Uma semana após 'congelar', São Paulo registra o dia mais quente do ano

Na quarta-feira da semana passada São Paulo registrava 9ºC durante a tarde, com sensação térmica de - 4ºC. Nesta tarde, termômetros do Inmet marcaram 34,5ºC na zona norte

iG São Paulo | - Atualizada às

A capital paulista registrou nesta quarta-feira maior temperatura do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia marcou 34,5ºC de temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade. O valor poderá aumentar ainda mais nas leituras posteriores feitas pelo instituto. O recorde anterior de calor deste ano era de 34,3ºC registrados em 1 de março e 29 de fevereiro.

Clima: Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Planeta Terra: Agosto de 2012 é o segundo mês mais quente da história

J. Duran Machfee/Futura Press
Termômetros bateram recorde de temperaturas nesta quarta-feira, em São Paulo

De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura, a tarde segue abafada e com temperaturas elevadas. Por conta do baixo índice de umidade relativa do ar, a capital paulista chegou a entrar em estado de atenção. Mas entrada da brisa marítima começa a elevar os índices de umidade, principalmente nas zonas sul e leste, além de favorecer a formação de nuvens. Nas próximas horas, apesar da formação de muitas nuvens, as condições para chuva são pequenas. O calor continua.

O calor recorde desta tarde ocorre uma semana depois dos paulistanos terem sofrido com o frio da quarta-feira da semana passada (26). Naquele dia, estações meteorológicas do CGE registraram temperaturas em torno dos 9°C e umidade relativa próximo dos 85%. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul, foi registrada, às 12h, rajada de vento de 50km/h, com temperatura de 9°C, o que resultou em uma sensação térmica de 4ºC negativos

Mas o calor dessa quarta-feira deve continuar por alguns dias. A quinta-feira (04) será mais um dia ensolarado e seco na capital paulista. O tempo estável favorece a concentração dos poluentes, piorando a qualidade do ar. No início da tarde, a umidade relativa atinge valores ligeiramente abaixo dos 30%. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 33ºC.

Na sexta-feira (05) o sol predomina, porém o calor e o aumento nos níveis de umidade formam algumas nuvens que podem provocar pancadas rápidas e isoladas de chuva no final da tarde. Mínima de 18ºC e máxima de 32ºC.

    Leia tudo sobre: calortemperatura máximaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG