Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,1ºC na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi o segundo dia mais quente de todo o ano

A capital paulista registrou nesta terça-feira (18) mais um recorde de temperatura máxima no inverno. Após os índices de domingo (16) e segunda-feira (17) terem sido os maiores da estação em 2012, o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) registrou, por voltas das 15h, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, 34,1ºC. 

Clima: Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Planeta Terra:  Agosto de 2012 é o segundo mês mais quente da história

Termômetro de rua marca sensação térmica de 36°C na avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo
AE
Termômetro de rua marca sensação térmica de 36°C na avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo

A mesma estação já havia registrado 33,9°C nesta segunda-feira e 33,5°C na tarde de domingo. A maior temperatura já registrada em um inverno em São Paulo foi de 35,2ºC, em 20 de setembro de 1961. Além disso, os 34,1°C de hoje foi a segunda maior marca deste ano de 2012, perdendo apenas para os 34,3ºC de 1º de março. A máxima do dia ainda pode aumentar em novas medições.

Mais: Última semana do inverno deve ter mais calor e fim da estiagem em São Paulo

Além do calor, os índices de umidade relativa do ar voltaram a entrar em declínio, condição que levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a decretar estado de atenção ainda no final da manhã. Os menores índices da cidade chegam a 25%.

Essas temperaturas elevadas estão relacionadas à formação de um ciclone extratropical no sul do País, o qual promoverá um rápido avanço de uma frente fria pelo Estado entre quarta e quinta-feira,  quando a temperatura deve começar a cair  e podem ocorrer chuvas significativas. Até lá, os dias devem ser de altas temperaturas.

Chuvas no Sul: Temporal provoca alagamentos em cidades do Rio Grande do Sul

Maiores temperaturas no País

Apesar de alta, a temperatura registrada nesta terça-feira na capital paulista não aparece na lista das mais altas do Estado. Segundo o Inmet, até as 15h, as maiores temperaturas do Estado foram em Votuporanga, com 36,7°C; em José Bonifácio, com 36,6°C; em Barretos, com 36,6°C; em Presidente Prudente, com 36,3°C; e Pradópolis, com 36,3 °C.

No Brasil, as cinco maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta tarde foram nas cidades sul-mato-grossenses de Porto Murtinho (39°C); Três Lagoas (38,9°C); Água Clara (38°C), Paranaíba (38°C); e Aquidauana (38°C).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.