Pelo 3º dia seguido, São Paulo tem dia mais quente do inverno

Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,1ºC na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Foi o segundo dia mais quente de todo o ano

iG São Paulo | - Atualizada às

A capital paulista registrou nesta terça-feira (18) mais um recorde de temperatura máxima no inverno. Após os índices de domingo (16) e segunda-feira (17) terem sido os maiores da estação em 2012, o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) registrou, por voltas das 15h, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, 34,1ºC. 

Clima: Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Planeta Terra:  Agosto de 2012 é o segundo mês mais quente da história

AE
Termômetro de rua marca sensação térmica de 36°C na avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo

A mesma estação já havia registrado 33,9°C nesta segunda-feira e 33,5°C na tarde de domingo. A maior temperatura já registrada em um inverno em São Paulo foi de 35,2ºC, em 20 de setembro de 1961. Além disso, os 34,1°C de hoje foi a segunda maior marca deste ano de 2012, perdendo apenas para os 34,3ºC de 1º de março. A máxima do dia ainda pode aumentar em novas medições.

Mais: Última semana do inverno deve ter mais calor e fim da estiagem em São Paulo

Além do calor, os índices de umidade relativa do ar voltaram a entrar em declínio, condição que levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a decretar estado de atenção ainda no final da manhã. Os menores índices da cidade chegam a 25%.

Essas temperaturas elevadas estão relacionadas à formação de um ciclone extratropical no sul do País, o qual promoverá um rápido avanço de uma frente fria pelo Estado entre quarta e quinta-feira,  quando a temperatura deve começar a cair  e podem ocorrer chuvas significativas. Até lá, os dias devem ser de altas temperaturas.

Chuvas no Sul: Temporal provoca alagamentos em cidades do Rio Grande do Sul

Maiores temperaturas no País

Apesar de alta, a temperatura registrada nesta terça-feira na capital paulista não aparece na lista das mais altas do Estado. Segundo o Inmet, até as 15h, as maiores temperaturas do Estado foram em Votuporanga, com 36,7°C; em José Bonifácio, com 36,6°C; em Barretos, com 36,6°C; em Presidente Prudente, com 36,3°C; e Pradópolis, com 36,3 °C.

No Brasil, as cinco maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta tarde foram nas cidades sul-mato-grossenses de Porto Murtinho (39°C); Três Lagoas (38,9°C); Água Clara (38°C), Paranaíba (38°C); e Aquidauana (38°C).

    Leia tudo sobre: previsão do tempocalortemperatura máximainmet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG