Impacto da imigração recente dos EUA e do Brasil é tema de festival em São Paulo

Quarta edição do Festival Herança Compartilhada ocorre entre os dias 13 e 19 deste mês no Sesc Bom Retiro, no centro da capital; inscrições têm vagas limitadas

iG São Paulo |

A imigração recente dos Estados Unidos e do Brasil e seus impactos sociais, culturais, políticos e econômicos nas duas sociedades são algumas das questões da 4ª edição do Festival Herança Compartilhada, no centro de em São Paulo. O evento - que ocorre entre os dias 13 e 19 deste mês - é uma parceria do consulado dos EUA, do Senac SP e do SESC.

O evento é inaugurado nesta tarde com um seminário, realizado entre 14h e 18h30 no Sesc Bom Retiro, na Alameda Nothmann, número 185, que contará com a participação do antropólogo Roberto DaMatta, do sociólogo Demétrio Magnoli, do historiador americano Jeffrey Lesser e da ex-embaixadora dos Estados Unidos no país Donna Hrinak, com mediação de Marilia Bonas, do Museu da Imigração.

Leia também: Jornalista americano faz expedição fotográfica no centro de São Paulo

Logo após o seminário, será realizada uma roda de convivência, com mediação da indigenista Marina Herrero, coordenadora do Programa Diversidade Cultural do SESC São Paulo, onde imigrantes provenientes de países como Peru, Cuba, Coréia e Congo trocarão experiências e opiniões com o público.

Durante o festival será lançado da exposição de fotos da fotógrafa da Marlene Bergamo e do fotógrafo Tyrone Turner, da National Geographic. Em agosto, o fotógrafo americano realizou uma expedição fotográfica e retratou o tema  na capital paulista, na região do Bom Retiro, Brás, Glicério e Pari. Os resultados dessa expedição ficarão no Sesc Bom Retiro até 16 de dezembro.

O festival inclui ainda uma exibição de seis filmes de 14 a 19 de setembro, no CineSESC, e a publicação do livro Herança Compartilhada, no começo de 2013. O seminário do dia 13 e a exposição aberta no mesmo dia serão grátis e abertos ao público.

As inscrições têm vagas limitadas e devem ser feitas através do site do Sesc, clique aqui . O festival de filmes também será gratuito.

    Leia tudo sobre: festivalimigraçãoeuabrasilconsulado dos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG