Incêndio atinge floresta no interior de São Paulo

Fogo atinge áreas de mata da Floresta Nacional de Ipanema, uma unidade de conservação federal em Iperó

Agência Estado |

Agência Estado

Um incêndio atinge áreas de mata da Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação federal, em Iperó, a 135 km de São Paulo. A área, de seis mil hectares, é administrada pelo Instituto Chico Mendes.

Leia também: Incêndio destrói parte da mata da Serra da Canastra, em Minas Gerais

As chamas estavam próximas do sítio histórico com remanescentes dos fornos construídos por Afonso Sardinha, no final do século 16, numa das primeiras tentativas de fundir o ferro em território brasileiro. No início da noite deste domingo, duas equipes do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e a brigada de incêndio do instituto continuavam no combate ao incêndio florestal.

De acordo com a administração da unidade, o fogo começou num canavial localizado no entorno do parque, mas se espalhou pela vegetação rasteira, atingindo a floresta. A brigada de incêndio, composta por 21 homens, deu o primeiro combate às chamas, até a chegada do reforço dos bombeiros.

Três tratores foram usados para abrir caminho até o foco do incêndio, num local de difícil acesso. Foram construídos aceiros na tentativa de isolar o fogo. Até o início da noite, não havia informação sobre o tamanho da área atingida. A floresta abriga mais de 20 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o urubu-rei.

    Leia tudo sobre: incêndiosão paulofloresta

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG