Avenida Paulista ganha ciclofaixa a partir deste domingo

Serão mais 5 km de ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados na capital paulista; ainda em setembro, circuito será estendido até o centro antigo da capital

iG São Paulo | - Atualizada às

A Avenida Paulista ganha a partir deste domingo a ciclofaixa de lazer, pista exclusiva para ciclistas que irá funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 16h, ligando a rua da Consolação à praça Osvaldo Cruz, com a ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

A medida da Prefeitura faz parte da ampliação das ciclofaixas de lazer da cidade, com extensão de 67 km. Com a avenida Paulista, a partir de hoje, essa extensão será de 72 km. Neste primeiro momento, a ciclofaixa da Paulista não terá nenhuma integração com as demais ciclofaixas da cidade, que reúnem em média 100 mil pessoas a cada domingo.

Leia também:
Ciclofaixa muda a cara de São Paulo aos domingos
CET começa a multar motorista que desrespeitar ciclista em São Paulo

Eleições 2012:  Candidatos pedalam por São Paulo e prometem investir em ciclovia

Ainda neste mês, a ciclofaixa da Paulista será estendida até o centro antigo de São Paulo, onde entrará em operação a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro e avenida Liberdade, chegando à Praça da Sé, onde o ciclista poderá circular em uma ciclorrota por locais que abrigam pontos históricos e turísticos do antigo centro paulistano, como a Catedral da Sé, o Páteo do Colégio e o Teatro Municipal.

O circuito será interligado à ciclofaixa da Paulista através de trechos da Motofaixa Vergueiro/Liberdade, que, aos domingos e feriados, das 7h às 16h, serão tranformados em ciclofaixa, separados por meio de cones.

Leia também: Ciclofaixas de lazer poderão ser usadas em dia da semana em SP

Com a ciclofaixa na Paulista, o sistema viário da região sofre as seguintes alterações esta manhã e tarde:

- Utilização da faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos da avenida, exclusivamente para o tráfego de bicicletas;
- Alteração da regulamentação da velocidade máxima veicular da via, de 60 km/h para 40Km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa;
- Bloqueio da rua Haddock Lobo, entre a rua Luis Coelho e avenida Paulista, ficando liberado apenas o acesso local;
- Bloqueio dos retornos existentes na avenida Paulista junto às rua da Consolação e Bela Cintra.

A Avenida Paulista registrou lentidão no início da tarde, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para quem segue rumo a Consolação, a lentidão alcança 1,4 km entre a rua Frei Caneca e a avenida Brigadeiro Luís Antonio. No sentido contrário, as filas têm 1,3 km entre a rua Joaquim Eugênio de Lima e a rua Augusta.

De acordo com a CET, não foi registrado nenhum acidente no local neste domingo e não há como afirmar que a lentidão está relacionada com o trânsito de ciclistas.

Com 3 anos de existência, as ciclofaixas de lazer surgiram em 2009 como a ligação de 5 km de extensão entre os Parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. Já naquele primeiro domingo, aproximadamente 10 mil pessoas utilizaram a via como opção de lazer.

CET
Trechos da ciclofaixa da avenida Paulista, inaugurada neste domingo

Em seguida, a ciclofaixa cruzou o rio Pinheiros, ampliada até o Parque Villa-Lobos. Aos nove meses, nova ampliação: tanto em extensão (7,5 km em cada sentido, fazendo a ligação entre o Parque do Povo e a avenida Jornalista Roberto Marinho), quanto em permanência (até as 16h), chegando aos atuais 45 km.

Em março deste ano mais duas ciclofaixa foram inauguradas: a ciclofaixa de lazer da zona norte (4 km em cada sentido, ligando a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, com acesso ao Parque da Juventude) e a ciclofaixa de lazer da zona leste (7 km em cada sentido, ao longo da avenida Governador Carvalho Pinto, onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf - Tiquatira).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG