Serão mais 5 km de ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados na capital paulista. Ainda em setembro, circuito será estendido até o centro antigo da capital



A Prefeitura de São Paulo irá inaugurar neste domingo (02) a ciclofaixa de lazer da avenida Paulista, pista exclusiva para ciclistas que irá funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 16h, ligando a rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz, com a ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.

Leia também: 
Ciclofaixa muda a cara de São Paulo aos domingos
CET começa a multar motorista que desrespeitar ciclista em São Paulo

Avenida Paulista já recebeu a sinalização para a implantação da ciclofaixa de lazer
AE
Avenida Paulista já recebeu a sinalização para a implantação da ciclofaixa de lazer

A medida faz parte da ampliação das ciclofaixas de lazer da cidade, com extensão de 67 km. Com a avenida Paulista, a partir de domingo, essa extensão será de 72 km. Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, a ciclofaixa da Paulista não terá nenhuma integração com as demais ciclofaixas da cidade, que reúnem em média 100 mil pessoas a cada domingo.

Ainda em setembro, a ciclofaixa da Paulista será estendida até o centro antigo de São Paulo, onde entrará em operação a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro e avenida Liberdade, chegando à Praça da Sé, onde o ciclista poderá circular em uma ciclorrota por locais que abrigam pontos históricos e turísticos do antigo centro paulistano, como a Catedral da Sé, o Páteo do Colégio e o Teatro Municipal. O circuito será interligado à ciclofaixa da Paulista através de trechos da Motofaixa Vergueiro/Liberdade, que, aos domingos e feriados, das 7h às 16h, serão tranformados em ciclofaixa, separados por meio de cones.

Trechos da ciclofaixa da avenida Paulista, que será inaugurada neste domingo
CET
Trechos da ciclofaixa da avenida Paulista, que será inaugurada neste domingo


Com a implantação da ciclofaixa na Paulista, os sistema viário da região sofrerá as seguintes alterações durante a manhã e tarde de domingo. 

- Utilização da faixa junto ao canteiro central, em ambos os sentidos da avenida, exclusivamente para o tráfego de bicicletas;
- Alteração da regulamentação da velocidade máxima veicular da via, de 60 km/h para 40Km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa;
- Bloqueio da rua Haddock Lobo, entre a rua Luis Coelho e avenida Paulista, ficando liberado apenas o acesso local;
- Bloqueio dos retornos existentes na avenida Paulista junto às rua da Consolação e Bela Cintra.

Leia também:  Ciclofaixas de lazer poderão ser usadas em dia da semana em SP

Com 3 anos de existência, as ciclofaixas de lazer surgiram em 2009 como a ligação de 5 km de extensão entre os Parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. Já naquele primeiro domingo, aproximadamente 10 mil pessoas utilizaram a via como opção de lazer. Em seguida, a ciclofaixa cruzou o rio Pinheiros, ampliada até o Parque Villa-Lobos. Aos nove meses, nova ampliação: tanto em extensão (7,5 km em cada sentido, fazendo a ligação entre o Parque do Povo e a avenida Jornalista Roberto Marinho), quanto em permanência (até as 16h), chegando aos atuais 45 km.

Em março deste ano mais duas ciclofaixa foram inauguradas: a ciclofaixa de lazer da zona norte (4 km em cada sentido, ligando a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, com acesso ao Parque da Juventude) e a ciclofaixa de lazer da zona leste (7 km em cada sentido, ao longo da avenida Governador Carvalho Pinto, onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf - Tiquatira). 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.